Ver todas

Back

ANTP discute aumento dos combustíveis com Secretário de Estado das Infraestruturas

14 Março, 2022

A ANTP vai reunir com o Secretário de Estado das Infraestruturas no próximo dia 16 de março, alertando para a situação que se está a sentir no seio empresarial do transporte de mercadorias.

Leia abaixo o comunicado da ANTP:

“No seguimento da total ausência de tomada de posição por parte do governo após os alertas e reivindicações transmitidos no último comunicado datado de 7 de março de 2022, concernentes ao aumento de 15 cêntimos por litro de gasóleo, e, na sequência do novo anúncio de subida dos preços dos combustíveis nesta segunda-feira, dia 14 de março, que poderão chegar aos 25 cêntimos por litro para o gasóleo, combustível utilizado por 98% da frota das empresas transportadoras portuguesas, a ANTP volta a alertar para a situação catastrófica que se está a sentir no seio empresarial do transporte de mercadorias.

A única proposta apresentada pelo governo para fazer face ao flagelo que atinge todo o setor do transporte de mercadorias, com especial incidência sobre as micro, pequenas e médias empresas, foi disponibilizar uma “linha de financiamento”, isto é, endividamento das empresas, para fazer face a custos primários com a compra de combustível. A ANTP repudiou veemente esta medida junto do governo, porquanto a mesma não defende os interesses e necessidades da maioria das empresas do setor, que não pretendem, naturalmente, aumentar o seu nível de endividamento que já se encontra bastante elevado, existindo neste momento várias empresas numa situação de falência técnica.

Nos últimos dias a ANTP tem estado muito ativa na defesa dos interesses do setor junto do Governo.

Neste seguimento, após muita insistência por parte da ANTP, fomos contactados no durante o dia de ontem, para sermos recebidos na próxima quarta-feira pelo Secretário de Estado das Infraestruturas, a fim de apresentarmos e discutirmos propostas a serem tomadas com efeitos imediatos que permitam aliviar a pressão sentida na tesouraria das empresas do nosso setor.

Na próxima quarta-feira, dia 16 de março, iremos com muita veemencência exigir que o governo tome as seguintes medidas com efeitos imediatos:

• Alargamento a todos os veículos com peso total em carga permitido não inferior a 3,5 toneladas, o acesso ao gasóleo profissional.
• Isenção temporária do pagamento de portagens e EX-SCUTS, para todos os veículos licenciados para o transporte de mercadorias.
• Isenção total do pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), para todos os veículos licenciados para o transporte de mercadorias.

A ANTP será intransigente na defesa dos interesses de todos os associados, e bem assim, de todas as empresas que representam o setor do transporte de mercadorias. Após a reunião com o Secretário de Estado das Infraestruturas, a ANTP emitirá novo comunicado com referência aos desenvolvimentos decorrente da reunião com o governo”.

PALAVRAS-CHAVE