A 3.ª edição do #CONNECT Europe realizou-se em Berlim nos dias 14 e 15 de setembro e contou com a presença da ARAN.
Na #CONNECT Europe 2023, mais de 230 concessionários, reparadores e especialistas automóveis reuniram-se em Berlim para partilhar os seus conhecimentos sobre a distribuição automóvel do futuro.
A CECRA e a Infopro Digital realizaram a 3ª edição do #CONNECTEurope, um fórum europeu e internacional sobre distribuição automóvel. O evento contou com a presença de 230 participantes, distribuidores automóveis e reparadores de automóveis de passageiros e camiões em toda a Europa e representantes de associações nacionais e internacionais que defendem os seus interesses.
Em representação da Associação estiveram o Presidente da ARAN, Rodrigo Ferreira da Silva, que também é Vice-presidente do CECRA – Conselho Europeu do Comércio e Reparação, a Secretária-Geral da ARAN Neli Valkanova, acompanhados por empresas associadas.
Durante a sua 1ª sessão plenária, os concessionários automóveis debateram o que esperar de um modelo de agência de distribuição. Será um modelo de negócio viável? E quanto à propriedade dos dados do cliente, dados cruciais para melhorar o desempenho dos negócios. Todas estas questões permanecem nesta fase sem resposta, uma vez que a implementação deste conceito da agência na Europa só começou recentemente. A entrada no mercado europeu de veículos elétricos chineses é um desafio para os fabricantes de veículos europeus. Como irá a Europa reagir tendo em conta que os veículos elétricos são muito mais caros do que as viaturas ICE e que o poder de compra dos cidadãos europeus está a diminuir. O CECRA apela aos decisores europeus para que estabeleçam programas de incentivos financeiros para tornar os veículos elétricos europeus mais acessíveis, tudo isto para garantir que ocorrerá uma utilização massiva de veículos elétricos e alcançará as metas climáticas definidas pela UE.
Novas oportunidades de negócios para revendedores foram discutidas durante a 2ª sessão. Como são implementados os modelos de agência e qual será o impacto na rentabilidade do negócio dos distribuidores. Os distribuidores incentivam os fabricantes a monitorar de perto este novo modelo de distribuição e a fazer ajustes quando necessário. Nem é preciso dizer que precisa ser um negócio lucrativo, caso contrário os distribuidores poderão ser atraídos para aceitar outras marcas que gerem melhores lucros.
Na sua 3ª sessão plenária, o foco foi sobre como profissionalizar o negócio de automóveis usados e como erradicar a fraude no conta-quilómetros. O registo do hodómetro do Car-Pass durante a vida útil do veículo é um meio eficaz de resolver o problema. O estado de saúde e reparabilidade da bateria é fundamental para o cálculo do valor residual dos veículos elétricos usados e para o mercado deste tipo de viaturas.
Entre as sessões plenárias, decorreram 12 workshops que debateram, entre outros, temas sobre a rentabilidade da manutenção e reparação de veículos elétricos, dados e propriedade a bordo dos veículos, novos modelos de leasing, otimização de negócios com dados de clientes, investimento em novos serviços e como adaptar a mudança de comportamento entre empresas e consumidores.