A Arnott tem vindo a desenvolver suspensões pneumáticas, com características específicas para se adaptarem ao crescente parque de veículos elétricos.
A Arnott explica que, embora os VE sejam geralmente mais pesados e tenham um ponto de gravidade mais baixo do que os veículos ICE, o sistema de suspensão dos VE não sofreu alterações drásticas. A configuração convencional do suporte helicoidal e da mola/amortecedor, ou a configuração da suspensão pneumática (acompanhada ou não de tecnologia de amortecimento adaptativo) é muito semelhante à configuração usada nos veículos ICE. melhorias e tecnologias ainda são específicas da plataforma, o que significa que os amortecedores são ajustados para otimizar o nível de acabamento, têm diferentes curvas de amortecimento/configurações de choque, etc., assim como os veículos ICE.
A marca indica ainda que, ao ponto de vista prático, devido à configuração semelhante da suspensão, um mecânico pode reparar e substituir componentes do sistema de suspensão de um EV tão facilmente como num veículo ICE. Não são necessárias ferramentas especiais ou formação adicional específico para EV, uma vez que a suspensão não faz parte do sistema de alta tensão.
As tecnologias de suspensão a ar têm sido comumente usadas em veículos ICE para combater diferenças de carga e otimizar a condução e o manuseamento em diversas condições. A capacidade de autonivelamento da suspensão pneumática é a razão pela qual os fabricantes concebem os seus EVs com suspensão pneumática para obterem as características de condução e comportamento desejadas, mantendo ao mesmo tempo um elevado nível de conforto para os ocupantes.
Um segundo desafio para os VE é a autonomia de viagem, que é afetada pela quantidade de eletricidade que a bateria pode armazenar e pela eficiência com que é utilizada. Alguns factores que influenciam a autonomia são as condições de condução e a temperatura ambiente, o estilo de condução ecológico/desportivo, a utilização de sistemas electrónicos como o ar condicionado ou o aquecimento, o peso total do veículo (incluindo os ocupantes e carga adicional) e o arrasto. Para maximizar a capacidade de autonomia, os fabricantes de veículos elétricos optam pela suspensão pneumática porque pode contribuir para reduzir o consumo de combustível. A suspensão a ar pode baixar a carroçaria do veículo em altas velocidades. Isto diminui o coeficiente de arrasto do veículo, aumentando potencialmente a autonomia.
Com o aumento da eletrificação do parque, a Arnott indica que veremos, provavelmente, também um aumento na utilização de sistemas de suspensão pneumática, à medida que o mercado de VE tirar partido das características benéficas destes sistemas. A Arnott está, por isso, a utilizar a sua experiência para oferecer soluções de suspensão de alto desempenho, confiáveis e duradouras para veículos elétricos.