A Arnott, especialista em produtos de suspensão para o aftermarket, dá aos profissionais algumas dicas sobre kits auxiliares de mola pneumática para veículos comerciais ligeiros.
A marca lembra que os fabricantes de VCL precisam de oferecer múltiplas opções de configuração para que todos os clientes possam adaptar o veículo às suas necessidades específicas, dando origem a diferentes configurações, incluindo veículos de passageiros, carrinhas e chassis-cabina. Além disso, as diferentes opções de chassis podem ser selecionadas com diferentes configurações interiores, em vários comprimentos, alturas e pesos máximos permitidos. A Arnott explica o compromisso que os fabricantes de veículos LCV devem fazer em relação à suspensão e por que um kit auxiliar de mola pneumática pode fornecer a solução indicada.
O sistema de suspensão do VCL necessita de proporcionar uma construção segura, durável e resistente para lidar com os ocupantes e/ou mercadorias transportadas, ao mesmo tempo que proporciona o mais elevado nível possível de conforto de condução. O desafio aqui reside nas extensas opções de configuração, o que significa que a suspensão do veículo precisa de ser construída para gerir uma vasta gama de condições de carga. Durante a fase de desenvolvimento, a suspensão precisa ser testada vazia, parcialmente carregada ou totalmente carregada, atender aos requisitos técnicos e cumprir a legislação existente para todas as condições de carga.
Quase todos os fabricantes de veículos comerciais ligeiros utilizam uma configuração de bobina convencional ou uma configuração de mola nos seus sistemas de suspensão. A vantagem do uso de molas helicoidais é que elas proporcionam maior conforto geral, enquanto uma suspensão com molas de lâmina, devido à sua natureza progressiva, pode suportar cargas mais pesadas.
Compromisso
O compromisso que os fabricantes de VCL devem fazer, de acordo com a Arnott, é inevitável, porque a solução de suspensão tem de ser adequada tanto para veículos vazios como para veículos totalmente carregados. Por isso, as soluções de suspensão são desenvolvidas para cargas médias, proporcionando o máximo conforto possível quando vazio e ao mesmo tempo proporcionando a segurança e estabilidade necessárias para um veículo totalmente carregado. Consequentemente, a suspensão pode ser muito forte, tornando a condução difícil e desconfortável para um veículo descarregado. Por outro lado, a suspensão é demasiado fraca para veículos com carga permanente, sobrecarregando a suspensão a longo prazo, causando desgaste prematuro da suspensão de aço e uma experiência de condução desconfortável.
Ao configurar o veículo, o comprador às vezes tem opções que podem ser escolhidas para otimizar o uso de sua aplicação, como um chassi reforçado. No entanto, esses recursos oferecem apenas pequenos ajustes, uma vez que o veículo ainda deve circular com segurança quando vazio.
Conduzir no limite de peso permitido
Dado que o chassis e a suspensão são concebidos para uma carga média, quanto maior for a capacidade de carga, maior será o “desafio” para as capacidades de condução e manobrabilidade da suspensão original. Mesmo que um comprador saiba que excederá frequentemente ou sempre esta carga média, ainda assim terá de confiar na “faixa padrão de suspensão” oferecida pelo fabricante do veículo e selecionar o veículo base correto para começar. Um exemplo perfeito disso é um motorhome, que nunca será conduzido com o valor de peso vazio especificado pelo fabricante do veículo como van ou carroceria. Assim, o peso vazio do motorhome acabado é muito maior e a carga útil restante é limitada, pois a carga permanente da configuração do motorhome é adicionada ao chassi.
A solução
O que o veículo precisa se a carga média for (quase) sempre excedida é um aumento na carga, o que significa peso total adicional permitido para gerar mais carga útil. Uma mola convencional reforçada poderia ser uma solução económica, mas continua a ser um compromisso, uma vez que tem um valor fixo de resistência. Consequentemente, esta configuração dificilmente será ideal, tornando a suspensão ainda muito ou pouco rígida dependendo das condições de carga.
Os ajudantes aéreos oferecem uma solução ajustável para gerir casos de maior peso bruto permitido ou aumento da carga máxima permitida por eixo. Primeiro, o reforço da mola otimiza a suspensão, aumentando a segurança e a usabilidade do veículo. As molas pneumáticas auxiliares são a solução mais cómoda e flexível porque, quer o veículo esteja vazio, permanentemente parcialmente carregado ou sempre totalmente carregado, tem sempre a capacidade de proporcionar o melhor conforto de condução possível e a máxima segurança e estabilidade, explica a Arnott. Em segundo lugar, como a suspensão não é sobrecarregada, as molas auxiliares pneumáticas eliminam o desgaste prematuro e melhoram a manobrabilidade, aumentando a vida útil do veículo.