A Costa, Nunes & Costa comercializa filtros auto da marca Milfik no mercado Português, e João Costa falou dos produtos e da estratégia adotada pela marca.
Que marcas trabalham ao nível dos filtros auto?
Temos, para além da nossa marca própria “MIKFIL” que já está implementada no mercado nacional de ligeiros há mais de 15 anos, duas marcas representadas por nós, a JHF, mais específica para o setor de ligeiros asiáticos, e a FIL FILTER, que também dispõe de uma gama alargada de filtros para o setor de ligeiros. Quanto a marca mais representativa, não existe, todas elas são “main suppliers”, cada uma com o seu setor específico. A ideia é mesmo essa, não repetir artigos em várias marcas, mas sim, os melhores fornecedores para cada artigo e ao preço mais competitivo possível.
Quais as gamas de filtros auto comercializam e qual a mais recente novidade da gama?
Desde sempre, comercializamos todas as gamas de filtros para o setor de ligeiros, desde filtros de ar, óleo, combustível e habitáculo. Temos uma gama abrangente para as principais marcas de viaturas ligeiras, tanto Europeias como Asiáticas. Tentamos sempre acompanhar e disponibilizar aos nossos clientes desde as mais recentes novidades no mercado automóvel, assim com também por vezes, algumas “relíquias” para viatura mais antigas ou clássicos, visto que ainda mantemos a nossa produção e fabrico próprio de alguns filtros que ainda tem bastante procura. As nossas principais novidades para além de diversos que quase todos os meses adicionamos ao nosso catálogo, destaco alguns filtros de habitáculo para viaturas de mobilidade 100% elétrica. Já dispomos de filtros de habitáculo como por exemplo, para os modelos, Tesla Model 3 e Model Y, BMW i4 e iX3, Nissan Leaf II, Polestar 2, VW ID.3 e ID4, Smart Fortwo Eletric Drive, seja em carvão ativo, ou em polifenol.
O que diferencia as marcas de filtros auto que comercializam da restante oferta do mercado?
São vários os fatores que se destacam dos restantes do mercado, mas evidencio dois aspetos, que, para nós, são fundamentais, a qualidade superior e tecnologia de ponta no fabrico de todos os nossos produtos, e o outro fator, a competitividade de custo aliado ao serviço disponibilizado aos nossos clientes de entregas pontuais e sempre com atendimento de excelência, de forma a que seja dada resposta as necessidades de cada cliente.
Qual o tipo de apoio técnico e serviço pós-venda que oferecem aos vossos clientes ao nível dos filtros auto?
Na Costa, Nunes & Costa, Lda. temos sempre em mente o compromisso com os nossos clientes. Temos várias ferramentas de apoio, tais como website com informação detalhada dos nossos produtos, tais como equivalências, aplicações, imagens, instruções de montagem em alguns casos. Alem disto tudo, estamos sempre disponíveis para ajudar e esclarecer os nossos clientes e possíveis contactos, através de email, telefone, ou até mesmo em alguns casos recorrendo a videoconferência, para identificar as soluções mais indicadas as situações que nos surgem.
Comercializam filtros auto específicos para veículos eletrificados?
Dispomos de filtros para veículos de mobilidade 100% elétrica, escusado será dizer que neste segmento o filtro “mainstream” é o de habitáculo, visto que os restantes praticamente não existem na maior parte dos veículos. Tal como destaquei numa das questões anteriores, estamos muito atentos a este segmento de viaturas, pois são o futuro da mobilidade, e com isso temos vindo a incrementar a oferta de filtros para estas gamas elétricas. As características dos filtros de habitáculo dos veículos elétricos não diferem muito dos veículos a combustão.
Quais os principais desafios do mercado de filtros auto em Portugal?
São muitos os desafios, mas os principais focam-se principalmente nestes aspetos: a intensa concorrência, a necessidade de adaptação aos avanços tecnológicos e aos novos veículos elétricos, o cumprimento de regulamentações ambientais rigorosas, a sensibilidade ao preço dos consumidores, a importância de educar sobre manutenção preventiva, e a gestão eficiente da distribuição e logística.
Que inovações tecnológicas serão implementadas nos filtros auto num futuro próximo, para se adaptarem às novas tecnologias de veículos?
Penso que num futuro próximo, os filtros auto vão incorporar materiais mais eficientes e sustentáveis, tecnologias de nano filtragem para capturar partículas cada vez mais ultrafinas, sistemas de monitorização digital para avisar sobre a necessidade de substituição, e designs otimizados para suportar motores híbridos e elétricos, tudo isto para que se garante um menor impacto ambiental e melhor desempenho dos veículos.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 109, de outubro de 2024. Consulte aqui a edição.