As associações de fabricantes de veículos e componentes, ANFAC e SERNAUTO, e as de distribuição e marketing de veículos, FACONAUTO e GANVAM, saúdam o plano de impulsionar a cadeia de valor da indústria automóvel em Espanha. Ao todo são 3,75 mil milhões de euros com que o governo espanhol vai tentar dinamizar o setor.
O setor congratula-se, assim, com este plano para a indústria auto e pede que as medidas sejam implementadas o mais rápido possível.
Esse plano, segundo as associações, reconhece a importância do setor como impulsionador da economia e enfrenta, primeiro, os impactos negativos da crise, mas com uma visão estratégica de médio prazo, lançando as bases para a transição para a economia. a mobilidade do futuro, conforme explicado pelo primeiro-ministro Pedro Sánchez, na apresentação em Moncloa.
As associações comemoram a “unidade” entre o governo e o setor. Destacam o compromisso mútuo entre o país e as empresas de aumentar a competitividade da indústria e do setor, o que permitirá enviar uma mensagem positiva aos investidores internacionais e continuar a atrair investimentos, projetos e prémios para avançar nos seus compromissos de descarbonização e digitalização. O plano é definido e atua em toda a cadeia de valor para apoiar uma transição para a mobilidade sustentável que torna o setor na Espanha mais competitivo e mais forte.
Por outro lado, as associações apontam que é necessário continuar trabalhando em conjunto a partir daqui para materializar as ações o mais rápido possível. A velocidade será essencial para revitalizar o mercado o mais rápido possível, recuperando o ritmo da produção e reduzindo os impactos da crise, para que a recuperação seja rápida e a economia não seja penalizada.