A Astemo iniciou uma nova fase, com a mudança de nome e imagem, ao mesmo tempo que reforça o compromisso com tecnologias sustentáveis e inovadoras para os seus clientes no aftermarket
Artigo publicado na edição n.º 118 da REVISTA PÓS-VENDA.
Especialista em tecnologias de suspensão, travagem, direção e motopropulsão para automóveis, a Astemo apresentou recentemente a sua nova imagem, acompanhada de ambições renovadas e uma presença estratégica reforçada. “A transição de identidade de Hitachi Astemo para Astemo marca mais do que uma simples mudança de nome, representa o compromisso da empresa com um futuro de mobilidade mais inteligente, sustentável e tecnologicamente avançado. Ao efetuarmos a transição de Hitachi Astemo para Astemo, mantemos o foco na entrega de produtos e soluções de última geração que melhoram o desempenho dos veículos, sempre com a sustentabilidade como prioridade. “A mudança de nome, nos rótulos dos produtos, será muito suave. Trata-se de um redesenho da caixa. O código de barras não muda, o número da peça não muda, a qualidade é a mesma. A nossa aposta está numa transição sem ruturas para os clientes”, referiu Patrick Freier, Sales Director EMEA da Astemo.
Com uma nova estratégia de crescimento claro no mercado italiano e ibérico, a Astemo marcou presença na última edição da Autopromotec, em Bolonha, onde deu a conhecer também a integração de um novo comercial responsável por estas regiões, no seguimento do plano de crescimento da empresa.
“A decisão de investir na Autopromotec surgiu também como parte do movimento de expansão da Astemo. Estamos a fazer uma introdução forte e consistente dos nossos produtos no mercado, e temos vindo a receber feedback muito positivo nos últimos meses e a assinar acordos de distribuição com vários clientes de relevo”, adiantou o responsável.
Produtos
A divisão Astemo Aftermarket continua a reforçar o seu portfólio de produtos, que conta atualmente com mais de 5000 referências, abrangendo componentes eletrónicos, de suspensão, alimentação de combustível, direção, gestão de motor e sensores, todos distribuídos a partir da Alemanha. Além das marcas Astemo, Hüco e Tokico, o grupo detém as marcas OEM para motas Nissin, Showa e Keihin.
“Esta oferta diversificada permite-nos disponibilizar soluções inovadoras, tanto para aplicações em veículos ligeiros de passageiros, como para motociclos”, sublinha Patrick Freier. Na Autopromotec, os visitantes puderam conhecer novos controladores de velas de incandescência, sistemas de combustível (bombas de baixa e alta pressão, módulos de distribuição), bobinas de ignição, sensores de fluxo de ar, corpos de borboleta e amortecedores, sendo estes produtos com forte implantação no mercado europeu.

Combustão
Patrick Freier defende a importância de manter e desenvolver tecnologias associadas à combustão interna, nomeadamente diesel e híbridos: “Estamos a aumentar a nossa cobertura na tecnologia de bombas de combustível. Já somos o principal interveniente em peças sobressalentes elétricas a diesel para os chamados relés de velas de incandescência”. Com cerca de 95% de cobertura dos veículos em circulação em Itália, o responsável avança que a Astemo está significativamente à frente da concorrência. “O nosso próximo concorrente tem 30% menos cobertura”. Patrick Freier refere também que a transição energética não assusta a empresa: “Vemos uma tendência clara para mais veículos híbridos. Se olharmos para o veículo híbrido, também utiliza uma bobina de ignição, e ainda tem uma bomba de combustível. Além disso, não haverá uma substituição imediata do diesel ou da gasolina por veículos elétricos, como se pensava há alguns anos. O diesel tem oficialmá reputação, mas ainda não desapareceu. É mais barato, e o carro elétrico em segunda mão ainda levanta muitas dúvidas. Para a Astemo, a verdadeira transição será gradual e adaptada à realidade do consumidor. Não ignoramos, realizamos investimentos com equilíbrio: entre o que é sustentável e o que é realista, entre a inovação e a confiança”.
O responsável recorda uma decisão estratégica tomada há vários anos, que agora se revela certeira: “Tivemos um certo projeto há muitos anos, em que investimos em produtos para veículos de combustão interna, porque tínhamos a sensação de que a tecnologia híbrida levaria a que este tipo de produtos continuasse a ser procurado no negócio OE. E tínhamos razão. Muitas outras empresas pararam de ter oferta e nós mantivemos os nossos produtos no mercado”. Com uma nova identidade, uma estratégia de expansão bem definida e um portfólio de produtos sólido, a Astemo pretende posicionar-se como um parceiro técnico de referência para distribuidores e oficinas, não só no mercado Ibérico, mas em toda a Europa.









