Embora os travões mais comuns hoje em dia sejam de disco, muitos veículos ainda estão equipados com travões de tambor no eixo traseiro, como veículos antigos ou carros pequenos. A ATE dá algumas dicas de manutenção aos seus clientes.
O travão de tambor garante a eficácia e a estabilidade do travão no eixo traseiro, bem como os cilindros das rodas, que também devem atender às especificações originais. Uma falha num dos cilindros de uma roda pode causar acidentes graves como uma falha geral do sistema de travagem ou desestabilizar a travagem no eixo traseiro, com a consequente perda de controlo do veículo.
Portanto, o material de fricção deve estar em conformidade com a regulamentação R90 da legislação europeia e respeitar o meio ambiente. Para cumprir este regulamento, a ATE propõe peças de alta qualidade, que garantem a travagem e o bom controlo. Outro aspeto é a durabilidade, fator chave para a máxima segurança, por isso, a marca propõe algumas dicas para a sua manutenção.
Conselhos ATE para manutenção do tambor e pastilhas
- O tambor tem uma maior durabilidade em relação ao resto dos elementos, por isso é aconselhável substituir esses elementos ao mesmo tempo e optar por um kit traseiro;
- Monitore regularmente se o tambor não está enferrujado, deformado ou possui rachas, ranhuras ou arranhões para que a travagem seja eficaz. Se o tambor estiver danificado, deve ser substituído em ambas as partes do eixo para evitar operação irregular;
- Escolha sempre um kit traseiro completo de qualidade e confiança que garanta todos os componentes necessários na reparação, profissionalismo, rapidez e fiabilidade, garantindo também a satisfação do cliente;
- Vá para uma oficina de confiança;
- Finalmente, uma vez substituído o conjunto e para obter o correto funcionamento do sistema de travagem, recomenda-se a realização de uma configuração, evitando travagens bruscas nos primeiros 200-500 km, uma vez que a falta de adaptação não permite uma travagem eficaz.