Em 2014 foi criada uma empresa em Espanha, a Rec Atlantic Parts, numa parceria a 50% entre a Atlantic Parts e a Recalvi. Esta parceria permitiu que a Atlantic Parts tivesse lançado em Portugal as peças RecOficial e a rede de oficinas com o mesmo nome.
“O conceito está desenvolvido em Espanha, mas temos estado a trabalhar na sua adaptação ao mercado português criando as condições para tal”, explica Humberto Lopes, administrador da Atlantic Parts, dizendo ainda que “em dezembro pretendemos ter a primeira oficina RecOficial em Portugal”.
Porém, a RecOficial tem inerente ao seu desenvolvimento uma marca de peças, com o mesmo nome RecOficial. Trata-se de uma marca de peças, criada para abastecer as oficinas desta rede, mas que inclui algumas particularidades, sobretudo ao nível da qualidade das mesmas.
O produto RecOficial tem inscrito na sua embalagem “Recambio Original Exclusivo”, o que traduz uma aposta na qualidade do produto por via das empresas que o fornecem. “Cerca de 70% do produto que vem dentro das caixas com a marca RecOficial são produzidos por empresas que também estão no fabrico de peças de origem, tratando-se de um produto constantemente auditado, que nos garante a qualidade”, refere José Alves Pires, gestor Atlantic Parts.
Por outro lado, as exigências para uma oficina pertencer à rede, segundo o mesmo responsável, “não são, nomeadamente no que diz respeito à imagem, tão elevadas quanto é normal no mercado, embora existam exigências de qualidade de serviço”.
O desenvolvimento da rede RecOficial vai ser feito acima de tudo pelos acionistas e clientes da Atlantic Parts, pois serão eles que irão também comercializar as peças RecOficial.
Refira-se que a gama de peças RecOficial é muito extensa, incluindo material de elevada rotação (travões, filtros, baterias, escovas, etc), como outras linhas de produto igualmente importantes (turbos, bombas de água, embraiagem, entre muitos outros).
Está em equação, nesta fase, a comercialização desta marca de peças também para as oficinas que não pertençam à rede RecOficial, pois “consideramos que se trata de um produto diferenciador no mercado e como tal poderemos avançar para essa situação”, afirma José Alves Pires.