Desde a sua origem, em 2020, a Auto Bispo tem-se destacado pela qualidade do seu vasto leque de serviços e pelo foco na qualidade, segurança do cliente e no crescimento sustentado.
Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 113, de fevereiro de 2025. Consulte aqui a edição.
A história da Auto Bispo começa muito antes da sua criação, em 2020, em plena pandemia e com apenas quatro pessoas. Ângelo Bispo trabalhava já há vários anos no setor oficinal, com o seu pai, que se dedicava à área de colisão e pintura desde 1990. Durante estes quase cinco anos de percurso no mundo oficinal, a Auto Bispo tem vindo a evoluir e a adaptar-se às novas exigências do mercado. Em conjunto com Sara Borges, Ângelo Bispo lidera a oficina, localizada na Moita, um espaço que tem sido um exemplo de crescimento e resiliência. A Auto Bispo integra a rede Magneti Marelli Checkstar e oferece uma grande variedade de serviços, pensados para dar conforto, qualidade e promover a segurança na estrada aos seus clientes.
Serviços
A Auto Bispo destaca-se pela oferta de serviços de mecânica multimarca, diagnóstico eletrónico, carregamentos de ar condicionado, lavagem manual e detalhe, bem como colisão e pintura, estes últimos através de um parceiro. “A nossa prioridade, neste momento, é crescer na mecânica, onde sentimos que temos maior potencial de crescimento”, Oexplica Ângelo Bispo. No segmento de lavagem e detalhe, a oficina procura ajustar-se às necessidades do cliente, oferecendo desde lavagens tradicionais até opções mais sofisticadas. Contudo, Sara Borges aponta: “Ainda existe um leque reduzido de clientes nesta região, dispostos a pagar por serviços diferenciados na área do detalhe, mas investimos em equipamentos e produtos de qualidade, para garantir a qualidade e satisfação de quem já nos procura nesta área”. A oficina também se dedica à manutenção de veículos clássicos, comerciais e caravanas, oferecendo soluções abrangentes, como substituição de pneus e diagnóstico avançado. “Estamos sempre a investir para acompanhar as inovações do mercado, pois focamo-nos em resolver problemas que outros não conseguem. Recebemos muitos clientes que sabem que aqui terão o seu problema resolvido”, sublinha Sara Borges.
Gestão
Com uma equipa de nove pessoas, a Auto Bispo aposta fortemente numa gestão oficinal eficiente e bem organizada, para garantir a qualidade e rentabilidade do serviço. Sara Borges está à frente da área financeira, enquanto Ângelo gere os recursos humanos, “Uma gestão cuidada é a base de qualquer negócio. Analisamos onde podemos poupar e otimizar para garantir um funcionamento sustentável. Trabalhamos para que o cliente não tenha surpresas e reconheça a qualidade do nosso trabalho”, acrescenta Sara Borges. Esta aposta na gestão tem também como objetivo agilizar a resposta ao cliente: “Hoje em dia, o cliente quer orçamentos e respostas rápidas. Por isso, implementámos um sistema de diagnóstico detalhado com fotografias e vídeos, ou visitas presenciais, o que nos diferencia, pela total transparência. Esta é também uma forma de darmos, não só rapidez, mas também confiança ao cliente”, explica Ângelo Bispo.
Formação
A aposta em tecnologia e formação é outro pilar da atividade da Auto Bispo. A equipa, que conta neste momento com nove colaboradores, participa regularmente em formações, tanto online como presenciais, para se manter atualizada sobre as últimas tendências do setor. “Investimos em equipamentos modernos e em formação para trabalhar com todas as mais recentes tendências do setor automóvel, onde se incluem os veículos elétricos e híbridos. Este é um mercado que ainda vai demorar a dar retorno, mas estamos a preparar-nos para o futuro”, revela Sara Borges. Além disso, a Auto Bispo também aposta na inovação tecnológica, utilizando sistemas como Pass-Thru e atualizações de software para diagnósticos detalhados.
Veículo de cortesia
O cliente está no centro das operações da Auto Bispo. Para assegurar conveniência, o espaço disponibiliza um veículo de cortesia a um preço simbólico para o cliente. “Este serviço tem sido um sucesso e está em expansão, e temos planos para adquirir mais um veículo, que será elétrico. Além disso, também com vista a resolver todas as preocupações dos nossos clientes, oferecemos também opções de financiamento para reparações. É também uma forma de fidelizarmos os clientes e a potenciar a melhor publicidade, o boca-a-boca”, afirma Ângelo Bispo.
Peças
Quando se fala em fornecedores, a Auto Bispo trabalha maioritariamente com a Bombóleo. “Cerca de 90% das nossas peças são fornecidas pela Bombóleo, e parte do nosso crescimento deve-se a esta parceria”, refere Ângelo Bispo. Na oficina, são utilizadas peças aftermarket de marcas premium, além opções de peças usadas ou recondicionadas, dependendo do tipo de intervenção e sempre com a segurança como prioridade. “Damos ao cliente a opção de escolher entre novo, recondicionado ou usado, desde que não comprometa a segurança”, explica Ângelo Bispo, que adianta que já existe uma grande recetividade do cliente para a utilização de peças usadas.
Futuro
Nos últimos meses, a Auto Bispo investiu significativamente em marketing digital, com o objetivo de reforçar a sua presença online e atrair novos clientes. “Melhorámos a imagem da oficina e realizámos obras, para melhorar a organização do espaço e receber melhor os nossos clientes. Este investimento tem-se revelado essencial para o nosso crescimento”, explica Sara Borges. Para fortalecer a capacidade técnica e a coesão da sua equipa, a oficina vai continuar a apostar em formações regulares, assim como dinâmicas de grupo. “Realizamos reuniões semanais para discutir problemas e objetivos. Valorizamos cada membro da equipa, porque somos uma família”, sublinha Sara Borges. Além das recentes remodelações do espaço, entre os objetivos futuros da Auto Bispo estão a construção de instalações próprias e a expansão para serviços rápidos. “Queremos um espaço que nos permita estruturar a oficina de raiz, com todas as condições necessárias para continuarmos a crescer”, partilha Sara Borges. Os dois responsáveis pretendem também explorar o mercado de frotas e leasing, para reforçar a sua presença no setor empresarial. “Esta estratégia requer uma equipa dedicada ao backoffice, que já está em expansão. Outro projeto é a criação de um espaço, noutra localização, exclusivo para serviços rápidos, para promovermos uma maior eficiência e conveniência para os nossos clientes. A nossa visão é que a oficina funcione de forma independente, enquanto nos focamos na expansão e nas negociações, tendo depois este espaço adicional para serviços mais simples”, conclui Ângelo Bispo.
Ficha da Oficina
NOME: Auto Bispo
FUNDAÇÃO: 2020
GERENTES: Ângelo Bispo e Sara Borges
MORADA: R. 25 de Abril N.º 2 Armazém C, 2860-333 Moita
SITE: https://www.autobispo.pt
EMAIL: autobispo@gmail.com
REDE OFICINAL: Magneti Marelli Checkstar
PRINCIPAIS FORNECEDORES:
Bombóleo
EMPREGADOS: 9
PRINCIPAIS SERVIÇOS: Mecânica multimarca, diagnóstico eletrónico, carregamentos AC, lavagem manual e detalhe, colisão e pintura
LEMA: A sua segurança começa aqui