Ver todas

Back

AUTO PEDRO SÁ: Novos desafios

16 Agosto, 2019

A Auto Pedro Sá representa o percurso que muitos dos profissionais da mecânica deviam fazer quando decidem estabelecer-se por conta própria, numa oficina que se quer impor pelo serviço.

TEXTO PAULO HOMEM

Inaugurada em agosto de 2018, a Auto Pedro Sá, como o próprio nome indica, é gerida por Pedro Sá, mas também pela sua esposa. Trata-se de uma micro empresa, com uma dimensão semelhante a tantas outras que existem de norte a sul de Portugal, mas que pretende diferenciar-se um pouco de todas elas em aspetos como o serviço, a limpeza, a decoração, entre outros.
Localizada na Zona Industrial de Gandra, em Esposende, na estrada que vai para Barcelos, a Auto Pedro Sá é também um concretizar de um sonho de um profissional que está no ramo há mais de 25 anos, como mecânico de automóveis.

“Sempre gostei muito de mecânica”, começa por dizer Pedro Sá, explicando a história da sua vida, que começou aos 16 anos, tendo passado por diversas oficinas independentes até que entrou para um concessionário de uma marca premium em Barcelos mas que ainda tinha outras representações, onde passou quase 20 anos da sua vida profissional. “Foram anos de muito conhecimento e de evolução constante, onde tive muita formação e onde aprendi muito sobre a organização do trabalho e sobre a importância de ter uma oficina limpa e com bom aspeto”, revela Pedro Sá.

Mas como tudo na vida tem um início e um fim, Pedro Sá começou a formar a ideia de que também ele gostaria de tentar a sua sorte como independente, apesar de já fazer alguns serviços extra por conta própria, embora soubesse que esse não era o caminho. Foi aí que no início de 2018 tomou a decisão que fundar uma oficina, com porta aberta e com todas as condições (técnicas, ambientais e legais) para poder servir os clientes.

“Foi o concretizar de um sonho antigo”, revela o responsável da oficina, que abriu as portas da Auto Pedro Sá em setembro de 2018, numa inauguração onde estiveram presentes fornecedores, amigos e potenciais clientes, que viram umas instalações modernas, bem decoradas, com bom ambiente e com um ótimo aproveitamento do espaço disponível.

“O conceito oficinal da Auto Pedro Sá é a de uma empresa especializada em serviços de mecânica, que passam pelas simples manutenções e vão até a reparações de motores”, revela o gerente, dizendo que “recorremos depois a parceiros que estão muito próximos das nossas instalações, outras oficinas e mecânicos, para serviços, por exemplo, de eletricidade auto”.

Habituado historicamente a usar peças de marca, na Auto Pedro Sá segue-se também uma política de peças de qualidade, sendo que o cliente pode escolher entre as peças originais e as de qualidade equivalente.

“Sabemos bem aquilo que queremos colocar no carro dos nossos clientes, pois temos a consciência de que o barato sai caro para nós, que não queremos fazer o trabalho duas vezes, e para o cliente, que não queremos que regresse por causa de uma peça de má qualidade”, explica Pedro Sá, que tem como um dos principais fornecedores a Espogama, empresa que também ajudou na constituição da oficina e que está geograficamente a menos de 500 metros de distância.

Algo também muito importante para o responsável desta oficina é a formação técnica, algo a que está habituado há muitos anos e que continuará a apostar como forma de “nos mantermos sempre atualizados, mas também porque a evolução tecnológica dos automóveis é cada vez maior e nós temos que a acompanhar, caso contrário ficamos rapidamente desatualizados. Nesta altura já temos clientes com veículos híbridos aos quais damos assistência”.

Apesar dos poucos meses de existência da Auto Pedro Sá, o seu gerente diz que o trabalho tem sido muito (mais de 70 carros por mês em média) e que por isso rapidamente a empresa pretende admitir um mecânico.

“Quase sempre os nossos serviços são feitos por marcação, pois é uma forma de podermos organizar e ter método no nosso trabalho. Por vezes umas pastilhas ou um serviço rápido fazemos na hora, mas normalmente tudo é feito com marcação”, refere Pedro Sá.
Com menos de 400 m2, a Auto Pedro Sá dispõe de duas baias de serviço, uma secção com bancada para reparações, uma receção, um pequeno armazém e um espaço que servirá no futuro para formações.

Auto Pedro Sá
Esposende
Pedro Sá
253 784 085
pedrosa.oficina@gmail.comtécnica

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 40, de janeiro de 2019. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE