Ver todas

Back

Auto Pleno: Fazer o pleno com a colisão

16 Junho, 2023

A Auto Pleno possui três oficinas em Lisboa, sendo que a mais recente trouxe a atividade de colisão para a lista de serviços da empresa, numa altura em que já pensa em mais uma oficina.

Depois de uma vida académica e profissional sempre ligada ao automóvel, com passagem por diversas marcas no setor do pós-venda, Nuno Costa abre a Auto Pleno, em Lisboa (na Estefânia) no ano de 2011. Esta primeira experiência como independente, numa pequena oficina, correu demasiado bem e depressa surgiu a ideia de evoluir para uma segunda oficina, que viria a nascer (perto da Gulbenkian) em 2013. Nessa fase a Auto Pleno cresceu em tudo (pessoas, área oficinal, meios, serviços, etc.). Durante muitos anos, a Auto Pleno desenvolvia o serviço de chapa e pintura com diversos parceiros (chegou a ter 12 parceiros), mas ficou evidente para Nuno Costa (ainda antes da pandemia) que estava na altura de investir numa unidade de colisão.

“Em termos de controlo do negócio de A a Z, torna-se muito mais fácil quando tens tudo dentro de casa, nomeadamente o controlo da reparação e da sua qualidade” afirma Nuno Costa. Assim, há pouco mais de um ano a Auto Pleno abriu a sua terceira oficina, que faz sobretudo a parte da colisão embora, face à sua localização (próximo da Expo), também tenha serviço de mecânica. “A verdade é que neste momento o espaço já é pequeno e, por isso, queremos abrir uma quarta oficina, que será de mecânica, para esta se concentrar exclusivamente na colisão”, revela o gerente da Auto Pleno.

Durante este percurso, a Auto Pleno aderiu à rede NewCar em 2015 e, já em 2017, entrou para a rede TopCar, principalmente com o objetivo de começar a trabalhar com as gestoras de frotas, mas também como forma de apostar mais na informação e formação técnica. “O apoio técnico e a formação técnica são uma mais valia de estar na TopCar, sendo esta uma parceria win/win que funciona muito bem e que permitiu ainda fazer a certificação das oficinas através da SGS e do Centro Zaragoza, o que é não só importante para os clientes particulares, como para os clientes empresa”, assegura Nuno Costa. Sendo uma oficina que tem praticamente todo a tipologia de serviços, a verdade é que na área dos pneus, o mesmo é entendido na Auto Pleno como um complemento. “Verificamos os pneus, orçamentamos e se o cliente aceitar trocamos. Não faz sentido investir nessa área se não se ganhar dinheiro com isso. Por isso, os pneus não são o nosso foco”, revela o gerente da oficina.

COLISÃO
Afirmando que cerca de 70% do negócio da Auto Pleno é efetuado via seguradoras, Nuno Costa diz que “é uma mais valia trabalhar com elas, pelo volume de trabalho que reencaminham para a oficina, numa parceria que tem estado a correr muito bem. Logicamente que o cliente particular é também muito importante pela maior margem que libertam”.

Ao nível das tintas e dos consumíveis, a Auto Pleno trabalha com a ASB, não só pela qualidade das marcas que comercializa (Spies Hecker, por exemplo), mas também “pelo apoio técnico que nos garantem. Não justifica trabalhar com marcas de tintas mais baratas, pois queremos estar sempre seguros de que em qualquer ocasião temos o suporte técnico do nosso parceiro e isso é muito importante”.

Na Auto Pleno trabalha-se muito com peças originais, embora tenha também uma forte presença de peças aftermarket, tendo para o efeito acordos com a Newonedrive, Sofrapa e Caetano Parts. “Nas peças originais tem existido muitas dificuldades, o que nos tem causado alguns problemas para cumprir com o serviço”, alerta Nuno Costa, que mesmo assim diz “tentamos ter sempre a melhor solução para o cliente, mas por vezes alguns carros acabam por ficar mais tempo em oficina que o habitual, o que nos causa algumas dificuldades”. No capítulo da digitalização, a Auto Pleno já recorre às mais modernas plataformas para a colisão e para a mecânica, nomeadamente a GT Motive, como para as peças, utilizando as plataformas dos fornecedores para encomendar as mesmas em 90% dos pedidos (embora o whatsApp seja também uma ferramenta muito usada).

Nas plataformas de gestão a aposta foi para a Activex (Gestoc), que “nos permite a qualquer momento saber tudo o que se está a passar na oficina. Hoje em dia é fundamental, com o volume que já atingimos, ter este tipo de informação oficinal”. Para dinamizar o seu negócio a Auto Pleno tem vindo a fazer cada vez mais parcerias com empresas (donas das próprias frotas), algumas delas angariadas pela TopCar, como tem feito tudo para que o “passa-palavra” seja a principal ferramenta de fidelização e captação de clientes. Um dos aspetos diferenciadores da atividade da Auto Pleno tem a ver com a sua ligação a MG Rover, tendo sido inclusivamente reparador autorizado destas marcas. A empresa continua a dinamizar não só a assistência a esses carros, mas também todo o negócio de peças associado a essas marcas históricas.

A Auto Pleno é neste momento um dos dois distribuidores de peças XPart (peças originais MG Rover) em Portugal, negócio que voltou a assumir algum relevo depois do Brexit (devido ao custo das peças). “Todas as semanas importamos peças XPart e continuamos a vender muita peça MG Rover para todo o país, como também a fazer assistência a alguns carros destas marcas que ainda circulam nas nossas estradas”, explica Nuno Costa, dizendo que “continuamos a ter um stock de velas, filtros, pastilhas, embraiagens, etc., com a marca XPart, para fornecer aos clientes”.

AUTO PLENO
Lisboa
211 301 508
geral@auto-pleno.pt
www.auto-pleno.pt

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 86, de novembro de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE