É forte e pujante o setor do pós-venda no distrito de Braga. Todos os setores de atividade na área dos pós-venda estão representados, existindo ainda outros onde Braga é claramente a capital.
Por tradição Braga é um dos distritos onde o setor do Pós-venda automóvel é mais ativo. Não é por acaso que muitos grossistas de peças de outras paragens se foram estabelecer em Braga, passando a operar a partir deste ponto para toda a restante região norte de Portugal.
Uma das áreas mais apontadas pelos diversos operadores com que falamos neste trabalho especial para o forte desenvolvimento a que se tem assistido neste região foi o desenvolvimento da logística. Muitos operadores logísticos começaram a fazer entregas bi-diárias em grande parte da região norte, o que potenciou o negócio para muitas outras regiões e mesmo para todo o país.
No retalho de peças e nas tintas existe também uma forte aposta nas entregas constantes, o que revela a forte atividade que existe no setor nesta região.
Um dos aspetos que caracteriza esta região, para além da forte indústria (Bosch e Delphi, por exemplo), é o facto de ser totalmente auto suficiente em matéria de pós-venda. Qualquer serviço que uma oficina precise, seja nas peças, nos pneus, nos vidros, na informática, nas ferramentas, nos consumíveis, nos lubrificantes, há sempre um retalhista, importador ou grossista disponível.
Aliás, em Braga existem mesmo alguns “clusters” do pós-venda, como sejam o da informática (Braga é conhecida como a capital da informática), com empresas que desenvolvem soluções orientadas especificamente para o setor automóvel e do pós-venda automóvel, como o da reparação de jantes, existindo muitas unidades industriais (alguma delas históricas) nesta área de negócio.
Muito interessante também é perceber que muitas das empresas do setor do Pós-Venda fazem grande parte do seu volume de negócio fora do distrito de Braga e, algumas, até fora de Portugal.
Motivados pela indústria, pela Universidade, pelos diversos centros tecnológicos e pelas empresas de informática que proliferam em Braga, existe uma grande propensão para a utilização das novas tecnologias.
Dos muitos operadores que visitamos uma das palavras que mais se ouviu foi “formação”. Existe uma grande consciência de que parte da evolução do setor do pós-venda, nomeadamente das oficinas, passa necessariamente pela formação teórica e prática.
Tendo o terceiro maior parque automóvel de Portugal, o distrito de Braga tem uma forte componente citadina com muitas empresas do setor a estarem localizadas na cidade e na periferia da cidade.
Apesar de não termos visitado o pós-venda oficial na região de Braga, na cidade estão representadas quase todas as marcas de automóveis, divididas por sete ou oito grupos, todos eles também com forte atividade na área das peças originais.
Pela caracterização que os diferentes operadores fizeram das oficinas que fornecem, Braga estará acima da média nacional, ao nível da formação, da informação e do desenvolvimento técnico. Porém, ao contrário de algumas das zonas do país, quase não se fala da economia paralela nas oficinas.
Proliferando os topo-de-gama, o parque automóvel no distrito de Braga segue a mesma tendência do resto do país, embora exista nesta região um certo culto e gosto pelo automóvel que deriva, em parte, da competição.
OPINIÕES
“Costuma-se dizer que em Braga basta ter uma mota para se ter uma casa de peças, tal o número de vezes que as oficinas são servidas”
Manuela Pereira, Mobilub
“As oficinas que não acompanharem a eletrónica vão sofrear muito”
Albano Melo, Vieira&Freitas
“O parque automóvel é o terceiro mais forte do país”
Paulo Silva, PDAuto
“É um mercado cheio de concorrência”
Paulo Silva, PDAuto
“Existe uma grande vocação das pessoas desta região pelo automóvel e isso reflete-se muito no negócio pós-venda”
António Nunes, Newcar
“As boas oficinas só querem trabalhar com material de qualidade. Existem muitas oficinas e o mercado é grande…”
Paulo Silva, PDAuto
“Existe um parque automóvel em Braga com muitas viaturas topo de gama”
José Laranjeira, Escapcar
“Existe uma preocupação com o poder das seguradoras, na tomada de decisão acerca das oficinas recomendadas. A falta de informação dos proprietários acerca dos seu direitos, o facto de cederem a
pressões por parte das companhias, cria sentimentos de revolta e pânico nas oficinas independentes”
Carminda Catarina, Espogama
“Braga é dos distritos onde se consomem mais lubrificantes sintéticos. Quer isto dizer que as oficinas têm mais formação e que o parque automóvel é mais recente”
Manuela Pereira, Mobilub
“Vende-se muito material elétrico usado, com grandes riscos para quem o monta num carro”
Albano Melo, Vieira&Freitas
“A logística tem sido um motor do desenvolvimento das empresas da região de Braga”
António Nunes, Newcar
“De um modo geral as oficinas clientes do distrito de Braga e mais concretamente dos concelhos de Esposende e Barcelos, têm a perceção que modernizar é fulcral para poderem acompanhar a evolução
tecnológica dos automóveis e dos diversos conceitos oficinais existentes”
Carminda Catarina, Espogama
“Em Braga estão presentes todas as grandes empresas de peças”
Manuela Pereira, Mobilub
“Existem muitas oficinas, cerca de 30% a funcionar bem”
José Laranjeira, Escapcar
NOTAS SOBRE O PÓS-VENDA EM BRAGA
> Presença de quase todos os grandes grossistas de peças em Braga
> Existem empresas do retalho de peças e grossistas de peças que entregam mais de 6 vezes por dia à oficina
> Grande proximidade com o mercado do Porto
> Forte desenvolvimento da logística a partir de Braga
> Braga é dos distritos onde se consomem mais lubrificantes sintéticos
> Existe uma grande apetência por formação técnica profissional nas empresa de Braga
> Parque automóvel com muitos topo de gama
> Todos os setores do Pós-Venda estão fortemente representados na região ao nível dos grossistas e dos retalhistas
> No distrito de Braga 65% do parque automóvel tem mais de 10 anos e 24% entre 5 e 10 anos.
> Segundo o Portal Nacional existem no distrito de Braga 670 oficinas e 320 empresas de peças e acessórios.