O AutoClássico Porto e o Motorshow 2015 vai abrir as suas portas já amanhã. A XIII edição decorre nas instalações da Exponor em Matosinhos (Portugal), até ao próximo domingo.
O AutoClássico irá ter cerca de 300 expositores, que irão configurar uma grande zona comercial para venda de carros e motos clássicos bem como dos artigos de que os seus proprietários necessitam para o seu restauro e manutenção.
Ali poderão encontrar peças, acessórios e materiais específicos para os seus veículos. Além disso, os aficionados poderão desfrutar de roupa, recordações, artigos de marketing de todo o tipo das suas marcas preferidas, bem como de fotos, livros e maquetes para completar as suas colecções. Outros expositores oferecerão serviços, como os clubes, seguros e similares, gerando entre todos uma grande zona útil para os aficionados e coleccionadores.
A feira terá em exposição algumas peças automobilísticas de admirar, como o Panhard & Levassor de 1895, doado pela família Garrido ao Automóvel Club de Portugal, que está habitualmente em exposição no Museo dos Transportes e Comunicações do Porto. Este carro foi o primeiro veículo de Portugal e vai estar nol stand ACP Clássicos.
Automóveis de sonho
Entre os automóveis de maior destaque figuram ainda o Mercedes 190 SL, Jaguar E-Type Low Drag, BMW Isetta, o Ford Mustang, entre muitos outros, para o deleite daqueles que visitem o salão.
Além disso, há várias homenagens e alguns modelos celebram o seu aniversário, como os Peugeot 402, 403, 204 y 604, que festejam 80, 60, 50 e 40 anos, respectivamente; os 60 anos de FIAT 600, os 105 anos do Alfa Romeo, os 50 e 60 anos do MGA e MGB GT. A tudo isto junta-se os 50 anos do Clube Português de Automovéis Antigos, cujas celebrações culminarão numa grande festa.
Também estão previstas concentrações de BMW M, Porsche, Mini, Mercedes 190 SL, Alfa Romeo, FIAT 600, MGA e MGB GT.
Além da grande aficcion portuguesa, que tem devoção pelos automóveis históricos, milhares de espanhóis aproveitarão para visitar um dos focos europeus do automóvel clássico, onde sempre encontram alguns veículos singulares que não se vêm facilmente em exposições deste tipo.
Parque gratuito para os clássicos, grande novidade nesta edição
Como grande novidade para esta décima terceira edição, há que destacar a abertura de um pavilhão para que todos os visitantes que se desloquem até ao AutoClássico no seu veículo clássico possam ali estacionar gratuitamente.
Concretamente falamos do pavilhão número 6, coberto e com cerca de 8.000 m2, que estará vigiado e integrado no evento. Este parque funcionará durante todo o fim de semana com o mesmo horário da feira e poderá ser visitado pelo público.
Motorshow: 66 pilotos para um espectáculo ao vivo
Outra grande atracção deste salão é o Motorshow Porto, que contará com 66 pilotos, sendo Juha Kankkunen a estrela convidada, e que terá lugar nos pavilhões 4 e 5 da Exponor.
Kankkunen, Campeão do Mundo de Rallyes em 1986 (Peugeot 205 T16), 1987 (Lancia Delta 4WD), 1991 (Lancia Delta Integrale 16V) e 1993 (Toyota Celica Turbo 4WD), conta com 23 vitórias neste campeonato, sendo o sétimo piloto com mais triunfos.
Num traçado idêntico ao dos últimos anos, que mistura uma zona interior, mais deslizante, com a parte exterior com um piso mais abrasivo, os aficionados poderão apreciar as exibições e competição de pilotos portugueses e espanhóis de nomeada.
Passeio de Clássicos Citroën
Outro espectáculo será o XIV Passeio de Clássicos Citroën – Grupo Filinto Mota, que vai ter lugar no Sábado, dia 3, com saída e chegada no próprio recinto da Exponor e que contará com a participação de cerca de 100 automóveis de todos os tempos da marca francesa.
Será definitivamente um grande evento de veículos históricos com o claro objectivo de continuar a ser uma das referências da Europa junto dos aficionados, coleccionadores e apaixonados pelos clássicos.
A Lista de empresas presentes e outras informações em www.eventosmotor.com