Ver todas

Back

Autodoc aumenta volume de negócios em 16%

A Autodoc, retalhista online de peças e acessórios automóveis a operar na Europa e com sede em Berlim, anunciou que alcançou resultados recordes em 2023, com um aumento do volume de negócios em 16%.

“Estamos orgulhosos por termos alcançado resultados tão bons num ambiente desafiador e confiantes de que poderemos manter o nosso forte crescimento nos próximos anos”, afirma Dmitry Zadorozhny, CEO da Autodoc. A Autodoc está otimista de que será capaz de continuar a sua trajetória de crescimento no atual ano financeiro. A empresa aumentou o seu volume de negócios em 16% para 1.307,7 milhões de euros.

O resultado operacional (EBITDA ajustado) aumentou 30,8% para 134,0 milhões de euros em comparação com 2022. O fluxo de caixa livre cresceu 41 milhões de euros para 86,6 milhões de euros, um aumento de 89,8% em relação ao ano anterior. A margem de lucro bruto manteve-se quase constante em 43,3%, face aos 43,4% em 2022. “Alcançamos mais uma vez um crescimento de dois dígitos no volume de negócios. e promissor é o nosso modelo de negócio. Os números também refletem a nossa capacidade de ganhar nova quota de mercado em mercados essenciais como a Alemanha e a França”, explica Lennart Schmidt, Diretor Financeiro da Autodoc SE, acrescentando: “O aumento de 31% no lucro operacional ao longo do ano é um resultado claro das nossas estratégias bem-sucedidas de otimização de custos e melhoria da eficiência operacional. A nossa rentabilidade é constante e forte, com uma margem de lucro superior a 10%.

A AUTODOC SE viu uma procura crescente por peças automóveis apesar das incertezas económicas globais e beneficiou da tendência crescente para vendas online no mercado de reposição automóvel. Com mais de 56,0 milhões de produtos vendidos, a empresa bateu recorde de vendas em 2023 (2022: 48,4 milhões de produtos vendidos). A empresa aumentou a sua base de clientes em 12%, para um total de 7,4 milhões de clientes ativos no final de 2023. AUTODOC continuou a expandir a sua gama de produtos e adicionou 600.000 novos produtos no ano passado, elevando o número total de produtos para 5,8 milhões.

Dmitry Zadorozhny, CEO da AUTODOC, afirma: “O forte fluxo de caixa e o facto de estarmos livres de dívidas dão-nos a flexibilidade necessária para perseguir os nossos objetivos estratégicos, investir no crescimento e na inovação e, ao mesmo tempo, oferecer aos nossos clientes oportunidades reais valor acrescentado A satisfação do cliente, a excelência operacional e o progresso tecnológico continuam a ser o nosso credo.” Olhando para 2024, a administração está otimista quanto às perspectivas de crescimento e espera um crescimento das vendas na faixa percentual baixa de dois dígitos. Para alcançar este crescimento, a AUTODOC irá concentrar-se na expansão da sua gama de produtos, aumentando e melhorando a sua infraestrutura logística e otimizando os seus preços. A empresa também continuará a expandir o seu negócio B2B, com vendas na faixa dos milhões de dois dígitos esperadas para 2024.

PALAVRAS-CHAVE