A Automechanika Frankfurt regressa a Frankfurt am Main entre 8 e 12 de setembro de 2026 com novos formatos dedicados às tendências futuras, ao reforço da rede de contactos e à promoção de jovens talentos no setor automóvel.
A feira, considerada a principal plataforma mundial para a indústria de serviços automóveis, aposta este ano em áreas como a inteligência artificial, a mobilidade elétrica, a digitalização, a sustentabilidade e novos conceitos de mobilidade, num contexto em que os veículos conectados e os veículos definidos por software assumem crescente relevância no mercado de pós-venda.
A edição de 2026 fica marcada por uma nova parceria entre a Associação Internacional de Fabricantes de Veículos Motorizados e a organização da Automechanika Frankfurt, com o objetivo de reforçar o mercado de pós-venda de marcas e debater os temas que irão definir o futuro do setor. Michael Johannes, Vice-Presidente de Mobilidade e Logística, afirmou que “Os dados dos veículos desempenham um papel cada vez mais relevante nos modelos de negócio do setor do pós-venda”, acrescentando que “Enquanto plataforma internacional para a indústria de serviços automóveis, a Automechanika é o espaço ideal para oficinas, indústria e retalhistas realizarem negócios e partilharem conhecimento”.
No âmbito desta colaboração, a associação promove a série de eventos Rumo à Automechanika nos meses que antecedem a feira, com sessões realizadas em Berlim e Frankfurt, centradas nos principais desafios da indústria de pós-venda.
O conceito de veículo definido por software constitui outra das novas áreas em destaque e terá presença central na Festhalle, através do fórum Alta Tecnologia para a Mobilidade. Olaf Mußhoff, Diretor da Automechanika Frankfurt, explicou que “O novo fórum Alta Tecnologia para a Mobilidade irá destacar questões como o estado de desenvolvimento das tecnologias de veículos definidos por software”, acrescentando que empresas de software, fabricantes de equipamento original, fornecedores de primeiro nível e especialistas do setor foram convidados a debater estratégias, inovações e novos modelos de negócio relevantes para o mercado de pós-venda.
O programa inclui ainda dois novos formatos ao ar livre, entre os quais a via de boxes Automechanika, com 200 metros de extensão, dedicada ao desporto automóvel, e o Parque de Experiência, com veículos de grande dimensão, percurso Unimog e simulador de capotamento. No Parque de Mobilidade do Futuro, na Agora, estão previstos ensaios de condução com veículos elétricos e outras soluções de propulsão alternativa.
A oferta dedicada a veículos clássicos e de coleção será reforçada com a criação da Aliança Clássica, lançada em conjunto com a Federação Internacional de Veículos Antigos, bem como com as empresas Bosch, DAT, Eucon e Rowe. O programa inclui restauros ao vivo, debates e a entrega do prémio Clássico de Ouro pela Auto Bild Klassik, agendada para 8 de setembro de 2026.
Entre as novidades destaca-se também o formato Ambition, dirigido às gerações Z e Alpha, que combina oportunidades de carreira, inspiração tecnológica e entretenimento. Wolfgang Weyand, Diretor de Eventos Especiais da Automechanika, afirmou que “Esta é a segunda vez que implementamos este formato e, nesta edição, é maior, tem maior visibilidade e conta com uma forte rede de parceiros”.
Em 2026, os eventos Automechanika realizam-se em 14 localizações a nível mundial, incluindo a estreia na Indonésia, entre 24 e 27 de setembro. Segundo projeções de analistas, o mercado de pós-venda indonésio deverá duplicar na próxima década, passando de 29 mil milhões de dólares para 64 mil milhões de dólares.











