A Autozitânia deu um passo de gigante rumo ao futuro. O novo armazém, para o qual a empresa se mudou a 28 de março, foi feito à medida das necessidades e vai simplificar toda a operação. A administração fez uma visita guiada à PÓS‐VENDA.
{ TEXTO CLÁUDIO DELICADO FOTOS MICAELA NETO }
1 – Um dos ex‐libris é a espiral que liga os quatro pisos de estantaria. O operador coloca a caixa e ela desce por gravidade através dos rolos até à pessoa que está cá em baixo. Da posição mais distante até ao operador no solo, demora 40 segundos a chegar.
2 – O sistema informático foi desenvolvido de raiz e tem uma base de dados com todas as prateleiras carregadas no sistema e as dimensões e o peso de cada peça. A partir daí funciona no sistema caótico e é o programa que define onde vai ser guardado o quê. Essa informação tem que estar carregada para todas as peças mas torna o trabalho mais rápido e produtivo. O controlo da mercadoria é total desde que entra até que sai do armazém
3 – A Autozitânia passa de um espaço em que tinha três armazéns ligados verticalmente, pouco prático, para um trabalho na horizontal, com 1000 m2 de armazenagem.
4 – A área total é de 4000 m2, sendo que 1000 m2 são de escritórios e de espaços administrativos. Os funcionários têm copa e balneário, além de estacionamento coberto para o carro.
5 – No piso administrativo existe um auditório multiusos com capacidade para 60 pessoas onde serão feitas formações e apresentações de produto.
6 – Junto à entrada principal está a receção e um balcão de peças para profissionais, tal como acontecia nas antigas instalações. O call center também vai funcionar nesta zona.
7 – O armazém tem quatro pisos. Ao dia de hoje, pelos cálculos da Autozitânia, eram necessários apenas dois pisos para trazer todo o material que estava no antigo armazém. Mas a vontade de crescer é muita e foi decidido duplicar o espaço para incorporar novas marcas e linhas de produto. Neste momento, as estantes vão até aos oito metros de altura. Cada corredor tem 600 metros de comprimento. É possível receber 810 paletes, em cinco níveis diferentes.
8 – No piso subterrâneo existem mais 1000 m2 que terão 70 lugares de estacionamento mas o espaço poderá servir também para armazenar mercadoria.
9 – Na garagem existem duas boxes equipadas como se fossem oficinas para as formações técnicas internas e aos clientes.
10 – Os camiões passam a ter a vida facilitada através das boxes próprias, tal como as empresas de distribuição de peças.
Na primeira foto a espiral que funciona por gravidade. Hoje, estas prateleiras já estão cheias de peças. Francisco Neves, Samuel Henriques e Ricardo Venâncio posaram para a foto
CONTACTOS
(nova morada) Avenida das Acácias, Lote AE 2/3 Arroja – 1685-654 Famões 21 478 9100 – www.autozitania.pt