A Axalta tem-se focado na digitalização, para maior rapidez, eficiência e produtividade dos processos de repintura nas oficinas, e para que os seus clientes mantenham a competividade.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
A Axalta Refinish, parte da Axalta, é uma empresa especializada em tintas, com uma oferta de marcas para os requisitos das oficinas, de todos os segmentos do mercado. Gilles Navez, Director de Product e Marketing da Axalta, Refinish Systems, EMEA, revelou à PÓS-VENDA a estratégia atual e futura da empresa, para fazer face aos grandes desafios deste setor.
Quais os grandes desafios que as marcas do pós-venda enfrentam?
Um dos principais desafios é a consolidação. Isto afeta em particular determinados países, quer ao nível das oficinas, quer ao nível da distribuição e até mesmo nos mercados maduros que têm várias redes e grupos como os do Reino Unido e Países Baixos, que verificam uma consolidação significativa. Além disso, existe alguma consolidação transfronteiriça. Também verificamos a importância crescente das redes de oficinas e MSOs, juntamente com a influência e relevância crescentes dos FLI e OEM. Outras tendências incluem a mudança para sistemas mais produtivos e a Axalta está a liderar, com o lançamento de muitos produtos e sistemas através das nossas três marcas de repintura premium, Cromax, Spies Hecker e Standox, que podem usufruir de poupanças de energia significativas. Outra tendência importante é a digitalização, presente na cadeia de valor. Somos dinâmicos e continuamos a inovar para responder às necessidades dos nossos clientes.
De que forma se está a Axalta a preparar para a eletrificação dos automóveis?
Os veículos elétricos e híbridos apresentam desafios em vários aspetos. O primeiro está ligado aos motores: uma nova geração de motores elétricos eficientes, de alto desempenho, fiáveis e ecológicos, com dois objetivos principais: aumentar a energia e reduzir o tamanho. A Axalta tem mais de 70 anos de experiência como líder internacional na produção de materiais de isolamento de elevada qualidade para motores. As tintas de isolamento elétrico, que incluem esmalte de isolamento de cabos elétricos, resinas de impregnação e acabamentos em chapas elétricas autoadesivas utilizados nos produtos automóveis, foram concebidos para melhorar os níveis de desempenho dos motores elétricos modernos. A Axalta desenvolveu tecnologias que permitem a conceção de motores novos e mais pequenos com mais energia e maior autonomia. Em relação ao segmento de repintura, o número de registos de veículos elétricos e híbridos está a aumentar de forma constante, mas a repintura desses veículos apresenta novos desafios. O aspeto mais importante a ter em conta é a segurança. A temperatura também é um desafio, em particular no processo de secagem. Os limites de temperatura são definidos pelos fabricantes, pelo que as oficinas devem consultar com atenção a documentação dos veículos sobre as recomendações específicas para a realização de reparações adequadas. As nossas três marcas premium têm produtos que são particularmente adequados para utilização em temperaturas baixas necessárias durante a reparação de danos na pintura em veículos elétricos.
Que ferramentas digitais de apoio técnico desenvolve a Axalta para as oficinas?
A digitalização será um dos principais impulsionadores que afetará de forma positiva o processo de repintura num futuro próximo. Utilizada com a formação adequada, aumentará de maneira natural a produtividade. A digitalização apoiará os requisitos de precisão de cores e busca de cores eficiente, que são os principais pontos de pressão nas oficinas. Além disso, os processos de pintura irão tornar-se em geral mais rápidos e utilizar menos energia e ser menos trabalhosos, ao mesmo tempo que impulsionam a produtividade. A gestão de cores digital que a Axalta oferece às oficinas suas clientes através das suas três marcas de repintura premium, significa que podem agora realizar a gestão de cores de forma totalmente digital e sem fios. Trata-se de um processo de busca de cor 100% digital que envolve os últimos espetrofotómetros para medição de cor digitalmente, portais de busca de cor baseados na web, que proporcionam uma base de dados de fórmulas atualizada online, assim como troca de dados sem fios entre os dispositivos conectáveis como balanças e impressoras e os trabalhos são enviados para a balança através de um dispositivo móvel. As oficinas podem digitalizar rapidamente as respetivas operações implementando a Gestão de cores digital da Axalta, complementada pelo nosso sistema com a Folha de Obra, um painel com um conjunto de KPIs e por último, ligação a um BMS e a um programa de orçamentação. Além disso, significa um funcionamento que não requer manutenção. As oficinas não necessitam de atualizar manualmente os respetivos sistemas ou fazer uma cópia de segurança dos dados. Esta configuração baseada na web significa um funcionamento sem cabos em todo o processo de reparação, com o acesso e gestão através de um tablet ou smartphone, que oferece mobilidade total nas oficinas. Esta inovação está apenas disponível na Axalta e é totalmente única no mercado de repintura. Também temos lojas online nos países em que colaboramos diretamente com as oficinas, que têm acesso à nossa carteira completa de produtos e nos quais podem fazer encomendas de forma fácil e rápida. Para os operadores de frota e aluguer e seguradoras temos uma plataforma online, RepScore.net, onde os gestores de frota, operadores de aluguer, gestores do mercado pós-venda de OEMs e seguradoras têm acesso direto às oficinas que são membros da rede e oferecem trabalhos de reparação. As oficinas beneficiam de mais trabalho e mais visibilidade e, em troca, os FLI têm a garantia de reparações de elevada qualidade a um preço adequado. Estas ferramentas digitais contribuem para as oficinas utilizarem os respetivos dados para melhorar o desempenho empresarial. Em geral, a integração destas ferramentas em todo o processo de reparação permite um serviço mais rápido para os proprietários de veículos, processos mais fáceis para o pessoal das oficinas e receitas mais altas para as empresas.
O que poderão as oficinas independentes esperar da Axalta no futuro?
As oficinas são todas diferentes e verificamos definitivamente uma certa polarização nos segmentos. Algumas oficinas estão a adaptar de forma proativa os respetivos processos, através da introdução de sistemas digitais, adoção de sistemas de gestão das oficinas e criação de relações fortes com empregadores, uma vez que as oficinas bem geridas e bem organizadas necessitam de trabalho para garantir a respetiva rentabilidade. No entanto, sabemos que os nossos clientes na região estão a enfrentar vários desafios comuns. Um desses desafios é a falta de pessoal qualificado, principalmente pintores, que a Axalta está a tentar abordar através de iniciativas em todo o mundo como o apoio a escolas de repintura e a ministrar formação. O segundo desafio está relacionado com o excesso de capacidade das oficinas, isto é, não existe trabalho suficiente. Através de muitos dos programas da Axalta, também ajudamos a abordar esta questão, permitindo, por exemplo, melhores relações e maior visibilidade com empregadores. A inovação contínua não só das nossas tecnologias de tintas, mas também dos nossos serviços fará uma diferença aos nossos clientes, contribuindo para se tornarem mais produtivos e mais competitivos. Além disso, oferecemos vários serviços e iniciativas que ajudam as oficinas a conseguir mais trabalho e crescer os respetivos negócios.
O que está a ser feito pela Axalta em relação aos veículos autónomos?
As tintas são um dos principais impulsionadores dos automóveis sem condutor, mas devem ser abordadas várias questões antes de termos automóveis totalmente autónomos e a principal questão é que as tintas devem abordar a segurança. As tintas devem ser 100% transmissíveis e também mais refletoras. A tinta cobre toda a carroçaria do veículo e deve permitir que os sistemas, como o LIDAR, funcionem de forma adequada e permitam que as transmissões por laser passem facilmente através da tinta e os sensores recebam luz através da tinta. Se isso for possível, os fabricantes de automóveis terão muitas mais opções onde colocarem os sensores nos automóveis e terão muitas menos limitações na conceção de futuros veículos. Em segundo lugar, é necessário existir harmonização entre os OEM e as tintas de repintura, que se baseiam em diferentes químicas de tintas. Ambos devem trabalhar em harmonia para alcançarem os padrões necessários para garantir a segurança dos veículos. Na Axalta, encaramos essas questões com muita seriedade e estamos a trabalhar para proporcionar tintas de nova geração que respondem às necessidades desta megatendência. Existe atualmente uma variedade de alternativas que melhoram a refletividade do sistema de tintas, mas têm os seus próprios desafios como qualidade, estabilidade, custo, tempo de aplicação e complexidade das cores. Quando essas questões forem resolvidas, o mercado de veículos autónomos dará um passo importante e estará mais próximo de ser uma realidade generalizada.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 48 de setembro de 2019. Consulte aqui a edição.