Ver todas

Back

Axalta revela que o branco continua a ser a cor automóvel preferida

18 Novembro, 2019
1248 Visualizações

A Axalta acaba de publicar mais uma edição (67ª) do seu Relatório Anual de Popularidade de Cores em Automóveis. Este documento revela que as três principais cores em automóveis são o branco (38%), preto (19%) e cinzento (13%). Desde 2011 que o branco é a principal cor em automóveis em todo o mundo.

Este ano, o prateado deixou de ser uma das três principais cores em todo o mundo e a sua popularidade de 10% representa o nível mais baixo que esta cor teve em mais de uma década. O estudo também mostrou que o cinzento está a ganhar popularidade em todas as regiões do mundo. No entanto, estas quatro cores principais, branco, preto, cinzento e prateado, continuam a dominar os automóveis, representando 80% da quota de mercado a nível mundial.

“Temos o prazer de publicar o Relatório Mundial de Popularidade de Cores em Automóveis de 2019,” afirmou Nancy Lockhart, Global Product Manager da Axalta para Cor.  “Após mais de 65 anos a estudar as preferências dos consumidores em cores para automóveis, somos realmente o líder mundial em identificar tendências e ajudar os nossos clientes a oferecer excelentes veículos com a melhor variedade das cores mais populares.”

Em termos regionais, a preferência de cores em automóveis mudou muito pouco no último ano, com apenas uma mudança significativa. O branco desceu 1% na Europa e o cinzento aumentou 2%, pelo que o cinzento ocupa o primeiro lugar na Europa pela primeira vez.

Elke Dirks, Colour Designer da Axalta na Europa, Médio Oriente e África, afirmou, “Após o aumento da procura do cinzento no segmento de utilitários no ano passado na Europa, este ano verificámos um aumento de 5% no segmento Compacto/Desportivo. Pela primeira vez na Europa, a variedade de cinzento natural a refinado e sofisticado ultrapassou o branco como a cor favorita durante muito tempo. Os europeus expressaram o seu desejo de utilizar o cinzento para acalmar o ruído emocional nas respetivas vidas e sentem-se confortados com esta essa cor.”

Noutras regiões, o branco continua a liderar o mercado, com a Ásia a registar um aumento de 1% em popularidade e tendo a maior popularidade com 49%. Annie You, Colour Designer da Axalta na China, declarou, “As preferências dos compradores na China favorecem as cores modernas, sofisticadas e simples, pelo que o branco é uma escolha óbvia.”

A América do Sul e do Norte continuam a ter o branco como a principal cor, mas também verificaram o aumento de interesse em veículos cinzentos.

Nancy Lockhart continuou, “Enquanto as quatro cores neutras principais, branco, preto, cinzento e prateado, continuam a liderar as preferências a nível mundial, estamos a começar a ver o aumento da popularidade de outras cores, o que não seria imaginável nos últimos anos. Certamente, os consumidores estão realmente a mudar a forma como consideram a cor dos respetivos veículos, e a Axalta está preparada para se associar aos nossos clientes automóveis para responder às suas necessidades.”

Vários tons, desde azuis-esverdeados inspirados no oceano até azul-marinho, azul gelo e azul ganga, também podem ser encontrados em todo o mundo. A nível mundial, o vermelho é a cor mais popular na América do Norte com 9% e o castanho e o bege são as principais cores na Rússia com 12% de popularidade. A cor afeta as escolhas dos consumidores e a marca do produto e a Axalta está empenhada em melhorar a ciência e as tecnologias das tintas para os veículos futuros.

“Os tons garridos nos veículos são rapidamente vistos nas estradas atuais, uma vez que o azul, o vermelho, o castanho e o bege são apresentados em tons espetaculares,” concluiu Nancy Lockhart. “O azul é a cor mais popular na Europa e na América do Norte com 10% dos veículos pintados com essa cor. Por isso, é fácil encontrar um azul que responda aos gostos pessoais dos clientes.”

O Relatório de Popularidade de Cor da Axalta completo pode ser acedido aqui.

PALAVRAS-CHAVE