A AXPO Portugal está a aumentar os serviços de melhoria de eficiência energética que disponibiliza para as oficinas.
TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO
Os planos de eficiência energética disponibilizados pela AXPO contam agora, para além da iluminação, projetos de fotovoltaico e projetos para correção do fator de potência, com a possibilidade de instalação de carregadores para veículos elétricos e com um novo serviço de auditorias energéticas. “Neste momento, o nosso portfolio de eficiência energética tem cinco produtos: o fotovoltaico, a iluminação – a primeira e mais imediata medida que podemos implementar nas oficinas –, as baterias de condensadores para empresas que tenham como tarifa uma baixa ou média tensão, para correção do fator potência, e estamos a entrar na parte dos carregadores para veículos elétricos, que funciona como um complemento para que o negócio seja um pouco mais verde. E ainda as auditorias energéticas, em que fazemos um diagnóstico daquilo que se pode melhorar na instalação, propondo soluções.
A auditoria poderá abranger todos os produtos que disponibilizamos”, explica Hugo Martins, KAM Power & Efficiency da AXPO, que adianta: “os custos de energia no negócio das oficinas, retalhistas e distribuidores já fazem diferença e, por isso, faz todo o sentido otimizarmos essa energia e pouparmos o mais possível o ambiente. Porque ainda há muito a fazer neste setor, em termos de eficiência energética. Temos oficinas com um consumo de mais de 1000€ de energia por mês, e, por isso, faz todo o sentido aplicar algumas medidas, por forma a baixarem a sua fatura de eletricidade. O objetivo é, em termos de energia, sermos mais eficientes, consumindo cada vez menos e tendo cada vez menos custos associados à energia”.
CARREGADORES
O projeto de carregadores para veículos elétricos foi iniciado há poucos meses pela AXPO. “Estamos a instalar carregadores em alguns dos nossos clientes. Isto é algo interessante para as oficinas, pois pode funcionar como um serviço de valor acrescentado: depois do serviço de reparação/manutenção, o veículo é entregue carregado. Uma vez que no panorama automobilístico estamos numa crescente mutação, nomeadamente com o aumento dos veículos elétricos, as empresas terão de se adaptar. A evolução no setor automóvel tem sido muito rápida e algumas terão de ter, a curto prazo, não só um espaço para os veículos a combustão, mas também para os veículos elétricos. As oficinas não vão poder vender a energia destes carregadores aos clientes, mas será um serviço extra, para complementarem o serviço realizado
e aumentarem a fidelização dos clientes”.
AUDITORIAS
Segundo Hugo Martins, o serviço de auditorias disponibilizado pela AXPO adapta-se a qualquer dimensão de empresa. “É uma medida que estamos a implementar e que nos permite ter um panorama global das instalações do cliente, no qual vamos perceber se é eficiente ou se ainda há melhorias que poderão ser feitas. E, quando falamos em oficinas, também se aplica a toda a parte logística, da distribuição de componentes auto. As instalações logísticas têm muitos custos em iluminação e, por isso, será importante as empresas olharem para essa medida o quanto antes, porque estamos a falar de cerca de 70% de consumo em iluminação nestes casos.
Nas plataformas logísticas, uma vez que existe espaço, é possível implementar o fotovoltaico para autoconsumo. Se for possível a empresa produzir a sua própria energia, não ficam dependentes da oscilação de valores do mercado, tendo a sua própria energia. Além disso, em 2020, toda a energia de eletricidade da AXPO será 100% renovável. Entregamos um certificado de garantia da energia aos nossos clientes. O objetivo a médio prazo será que as empresas passem a ter toda a sua energia proveniente de fontes renováveis”.
A divulgação destes novos serviços é feita pela equipa comercial da AXPO, que procura agora aumentar a sua carteira de clientes na zona de Lisboa. “Com todas as soluções de financiamento que a AXPO tem, podemos ajudar as empresas. No caso dos carregadores, o investimento irá depender da quantidade e potência a instalar. Em termos de instalação, é algo bastante rápido, demora cerca de três dias.”
FUTURO
Em fase de consolidação dos dois novos projetos, a AXPO está também a aprimorar alguns programas de gestão de energia, “para conseguirmos saber exatamente que equipamentos estão a consumir mais energia e se existem perdas de energia que podem ser melhoradas. Isto irá passar pela implementação de um software de gestão de energia, sendo algo que irá surgir a médio prazo”.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 52, de janeiro de 2020. Consulte aqui a edição