Estando hoje na esfera da Stellantis, como um dos negócios associados à economia circular, a B-Parts tem vindo a registar recordes de crescimento na área das peças verdes. Os números falam por si.
A B-Parts nasceu em 2015 para responder a uma necessidade de mercado. Hoje, é a principal fornecedora europeia de peças usadas para automóveis provenientes de centros de abate certificados, uma posição sustentada por um crescimento em trinta vezes nos últimos cinco anos.
Com isto, o número de trabalhadores também vai aumentando: chegou este ano aos 59 em Portugal e deverá subir até aos 70 no próximo semestre. Estes resultados são o reflexo do compromisso da empresa para com a economia circular, mas também para com a qualidade, já que todas as peças que vendem têm uma garantia de até dois anos.
As metas para este ano também são de crescimento. Continuar a investir no aumento do stock, que já conta com 7,5 milhões de peças distribuídas em 8 categorias de equipamento, é uma prioridade estratégica para a B-Parts, que quer reduzir os prazos de entrega. O objetivo para o final do ano é alcançar um inventário de 9,5 milhões na Europa continental.
“Os nossos fornecedores são o maior ativo do nosso modelo de negócio. Durante estes anos, além de termos crescido significativamente, também ajudámos dezenas destes pequenos negócios a crescerem e a superarem períodos difíceis, como o da pandemia. Esperamos ajudar os nossos fornecedores a prosperar ainda mais nos próximos anos, fortalecendo assim as nossas parcerias”, afirma Manuel Araújo Monteiro, administrador da B-Parts.
Promover a sustentabilidade no setor automóvel e a reciclagem de peças auto é outro dos grandes objetivos da empresa, que tem tido um contributo válido para o meio ambiente: por cada peça usada que é aplicada é menos uma peça nova que é construída. Além disso, o cliente pode poupar até 70% em relação ao custo de uma peça nova, e ter a garantia de autenticidade.
Neste momento, a B-Parts já tem clientes em mais de 160 países do mundo e mais de 110 fornecedores em nove países da Europa (Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Itália, Lituânia, Países Baixos e Portugal) e nos EUA. Desde 2020 que faz parte do Grupo Stellantis, desempenhando um papel crucial na missão sustentável do grupo automóvel.