A retalhista de veículos europeia BCA lançou um relatório sobre os preços na Europa, que destaca as tendências de vendas e os fatores que influenciam a subida e descida no mercado.
Os dados baseiam-se nos preços comerciais de uma vasta gama de clientes e países e este relatório tem como objetivo ajudar os clientes a compreenderem as tendências do mercado e a tomarem decisões informadas relativamente aos veículos usados. As principais conclusões do primeiro relatório indicam um aumento da confiança dos concessionários no mercado e um declínio contínuo dos preços dos veículos elétricos em maio, que se aproximam dos preços dos veículos com motor de combustão interna.
Como referência europeia no remarketing da indústria automóvel, a BCA oferece dados precisos e fiáveis sobre a evolução do mercado e dos preços em todos os principais mercados automóveis. Esta informação valiosa, derivada dos modelos de preços da BCA e dos preços de venda reais, está agora disponível para a indústria. O relatório de junho revela tendências intrigantes: apesar das condições instáveis em várias regiões do mundo, os concessionários estão a demonstrar uma maior confiança no mercado retalhista, enquanto os veículos elétricos continuam a enfrentar desafios significativos.
Em junho, os preços dos veículos elétricos continuaram a descer em vários mercados, embora a um ritmo mais lento do que em 2023, com algumas variações em função do modelo e país. Muitos preços dos VE estão a aproximar-se dos preços dos veículos com motor de combustão interna equivalentes. Por outro lado, os veículos a gasóleo e híbridos registaram reduções de preços mais substanciais. Outros tipos de combustível também registaram descidas de preços em junho, mas a níveis moderados, consistentes com os movimentos típicos observados nesta época do ano antes da COVID-19.
Análise dos modelos mais comuns em alguns mercados:
Na Alemanha, cada um dos modelos Mercedes mais vendidos apresentou tendências semelhantes: uma diminuição acentuada no terceiro trimestre de 2023, seguida de uma mudança positiva desde janeiro de 2024. Desde abril, os modelos GLC e Classe C estabilizaram, enquanto os modelos Classe A e B registaram novas quedas de preços.
Nos Países Baixos, o Volkswagen Polo e o Golf e o Renault Clio registaram uma descida contínua dos preços desde o ano passado. No entanto, os preços do Gold e do Clio estabilizaram desde maio. O Ford Focus e o Opel Astra registaram uma tendência positiva no início de 2024, mas não ultrapassaram a linha de base devido a uma maior queda em 2023, e têm vindo a diminuir novamente nos últimos meses.
Em França, todos os modelos de topo registaram reduções de preços significativas em 2023, apesar de o Renault Megane ter ressurgido em outubro. Os preços apresentaram uma tendência ascendente no início de 2024, mas esta tendência inverteu-se entre março e abril, exceto no caso do Megane, que apresenta uma estabilização recente dos preços.
Tobias Münch, Diretor de Vendas da BCA Europa, declarou: “O relatório fornece dados extensivos sobre os preços, informações e conhecimentos especializados, proporcionando um valor substancial aos nossos clientes. Pretendemos publicar regularmente o nosso Relatório Europeu de Preços, oferecendo à indústria automóvel uma ferramenta valiosa para impulsionar ativamente o desenvolvimento do negócio no departamento de veículos usados. Este relatório também sublinha a posição de mercado da BCA como fornecedor líder na Europa.”