De acordo com o Barómetro de Mobilidade, realizado pela consultora OnePoll, para a CarNext, junto de mais de 3000 condutores (incluindo portugueses), revela um renovado entusiasmo pela aquisição de automóveis usados, bem como um aumento da confiança na compra online de veículos usados.
Segundo o Barómetro de Mobilidade da CarNext, estudo que analisa as tendências chave para os condutores, em questões referentes à propriedade, confiança e sustentabilidade, revelou com a aquisição de automóveis usados vai estar em alta, o que são boas notícias também para o aftermarket.
As principais conclusões do Barómetro da Mobilidade da CarNext são:
– No último ano, o interesse dos consumidores em terem uma viatura própria aumentou, com 76% dos condutores portugueses a afirmarem que pretendem continuar a utilizar o carro pessoal depois da pandemia, um ponto percentual acima da média europeia. Em Portugal, a percentagem de condutores que considera o automóvel o seu meio de transporte principal cresceu até aos 86%. Por outro lado, 48% dos inquiridos afirmam que, por causa da pandemia, passaram a preferir ter carro próprio, contra os 9% que dizem ser menos a favor de ter carro. Entre os países que participaram no estudo, os portugueses não foram os que revelaram maior interesse em adquirir um carro particular, com a Espanha e a Itália a atingirem os 57%.
– A popularidade dos carros usados está a aumentar: mais especificamente, 73% dos portugueses e 64% dos europeus abrangidos pelo estudo afirmam que compraram ou consideraram comprar um carro usado nos últimos 12 meses. Mais de 5 em cada 10 dos portugueses entrevistados afirmaram que têm mais probabilidades de comprar um carro usado hoje, e para 64% a razão nesta mudança de mentalidade surge do aumento de confiança na capacidade de encontrar um carro usado de alta qualidade com poucos quilómetros.
– A consciencialização com o meio-ambiente impulsiona a procura de veículos usados: 87% dos condutores portugueses dão importância às questões ambientais quando compram um carro usado. Segundo 74% dos inquiridos, a pandemia trouxe mais atenção a este tema, com 86% a considerar que este fator terá um peso maior na compra de carros usados nos próximos anos.
– Cresce a confiança no comércio eletrónico como canal de vendas de carros usados: de acordo com o estudo, 3 em cada 10 condutores portugueses já se sentem preparados para comprar um carro usado online, com a conveniência de poderem comparar preços e procurar informação como a razão mais valorizada (60%) e o hábito de efetuar a maioria das compras online no último ano como o segundo motivo (49%). No que diz respeito à idade dos automóveis, 64% demonstraram preferência pela aquisição de carros com menos de cinco anos.
De acordo com Luís Lopes, Managing Director da CarNext em Portugal, “este estudo veio confirmar o interesse consumidores na aquisição de viatura própria, e na vontade de voltar a conduzir o seu carro ao entrarmos na nova normalidade. Além disso, também mostra que a pandemia desencadeou em toda a Europa um maior interesse pelo transporte próprio, com metade dos participantes no inquérito a manifestar esta tendência.”
“A aquisição de carros online está em rápida evolução, em parte como reflexo do crescimento geral do comércio eletrónico, mas em grande medida devido ao aumento da confiança em plataformas como a CarNext. Esta confiança é o resultado de um importante trabalho que tem sido feito no sentido de disponibilizar as melhores soluções aos clientes, sempre com toda a transparência e segurança.”