Os veículos comerciais ligeiros europeus têm disponível uma gama alargada de peças reconstruídas com certificação OE desenvolvidos pela Borg Automotive.
A Borg Automotive é uma empresa dinamarquesa que se dedica há mais de 40 anos à reconstrução de peças e componentes auto. A empresa disponibiliza oito grupos de produtos diferentes, destinados a veículos ligeiros e comerciais ligeiros: motores de arranque, alternadores, compressores A/C, pinças de travão, válvulas EGR, cremalheiras de direção e bombas de direção, sob a marca Lucas e também nas marcas próprias Elstock, DRI e TMI. Com a aquisição da empresa espanhola Turbo Motor Inyeccion S.L. em 2020, foi adicionada a reconstrução de turbocompressores ao negócio da empresa. “Entre os nossos maiores pontos fortes está a nossa equipa, que se dedica a fornecer uma das melhores ofertas e Iexperiências aos nossos clientes, assim como os nossos valores como empresa: a competência, melhoria contínua e interdependência, o que significa que estamos concentrados na construção da nossa carteira de produtos, melhorando constantemente a nossa qualidade e processos, ao mesmo tempo que estamos na vanguarda da tecnologia mais recente”, indica Nelson M. M. Gracias, Country Manager para Itália, Espanha e Portugal. “Somos um reconstrutor com uma vasta gama de produtos com uma qualidade equivalente ao equipamento original”. Com instalações de produção na Polónia, no Reino Unido e em Espanha, a Borg Automotive aposta em prazos de entrega reduzidos, assim como “um elevado nível de segurança e consistência de fornecimento. Assim, os nossos clientes têm a possibilidade de manter níveis de stock relativamente baixos”.
FUTURO
Por forma a manter e aumentar ainda mais a notoriedade das marcas que comercializa, a Borg Automotive pretende continuar a otimizar a sua abordagem em termos de marketing, em cooperação com os seus clientes. Além disso, Nelson M. M. Gracias indica que “podemos observar três tendências que terão impacto nos componentes nas próximas décadas: a eletrificação, a condução autónoma e a conectividade automóvel. Estas tendências terão ainda mais impacto no negócio de reconstrução nos próximos anos, uma vez que os produtos serão diferentes em termos de componentes, muitas vezes incorporando a eletrónica. Tais tendências estão, portanto, a aumentar definitivamente a complexidade dos produtos. Isto nunca será um argumento para diminuir a nossa qualidade, pelo contrário, levou-nos a analisar a 360 graus o impacto dos produtos mecatrónicos no nosso negócio e temos trabalhado para identificar as competências e equipamentos necessários para o processo de reconstrução da próxima geração. Dadas as tendências acima e a exigência de oferecer uma ampla cobertura de veículos, nos últimos anos temos trabalhado constantemente para introduzir o mais recente desenvolvimento da nossa carteira de produtos. Graças a esse trabalho, oferecemos hoje várias referências de Gerador de Arranque com Correia de 12V, Compressor AC Elétrico, Cremalheira de Direção Elétrica e Travão de Estacionamento Elétrico”. A empresa pretende adicionar novas referências, identificando constantemente potenciais novas linhas de produtos para reconstrução. “Esperamos ter uma oferta ainda mais ampla no próximo ano”, conclui.
MERCADO PORTUGUÊS
A Borg Automotive está no mercado português desde 2004. “Trabalhamos com a Auto Recto, com a marca Elstock, com a TRW Automotive, na marca Lucas e com a Mcoutinho, com a marca DRI. Com a aquisição da Turbo Motor Inyección, temos também alguns clientes que nos compram turbos sob a marca TMI”. A empresa mostra-se satisfeita com a sua rede de distribuidores no nosso país. “Temos uma grande quota de mercado em Portugal e uma relação muito boa com os nossos clientes. Estamos satisfeitos com o nosso desempenho no mercado português, mas há sempre espaço para melhorias. A nossa estratégia é continuar a investir no mercado e nos nossos atuais clientes, dando-lhes as ferramentas para terem sucesso com todas as nossas linhas de produto”. Devido à localização de Portugal, para que o tempo de espera pelas encomendas não se estendesse, a empresa inaugurou um armazém em Madrid “para oferecer um serviço melhor e mais rápido aos nossos clientes na Península Ibérica. Esforçamo-nos por fornecer a melhor experiência aos nossos distribuidores. Isto inclui antes, durante e após a venda. Oferecemos formação técnica sobre produtos e apoio técnico a todos os nossos clientes e tempos de resposta rápidos, com um departamento de serviço ao cliente em vários idiomas”, explica Nelson M. M. Gracias.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 38 de fevereiro / março 2022. Consulte aqui a edição.