Ver todas

Back

BORG Automotive Reman dinamiza reconstrução de peças

Um consórcio liderado pela BORG Automotive Reman, em parceria com 19 outras entidades, apresentou uma proposta ao programa HORIZON Europe, o principal mecanismo de financiamento da União Europeia para investigação e inovação.

O projeto, intitulado rEUman, visa reforçar a competitividade e a prontidão futura da indústria europeia de reconstrução. Lançado recentemente como uma ação de inovação no âmbito do HORIZON Europe, o rEUman foi concebido para promover um novo paradigma centrado no ser humano na reconstrução, tanto ao nível das fábricas como das cadeias de valor. O projeto inclui objetivos como o aumento das taxas de regeneração e a rastreabilidade otimizada de recursos.

Com um financiamento total de aproximadamente 6,7 milhões de euros, o projeto será desenvolvido até agosto de 2028, abrangendo os setores automóvel, de eletrodomésticos e de optoeletrónica. A BORG Automotive Reman e a CPI, divisões de reconstrução do grupo, receberam 341.531 euros para validar casos de uso relacionados com a eletromobilidade, incluindo motores elétricos, inversores e e-turbos.

O trabalho já começou com uma reunião inicial em outubro no Politécnico de Milão, o parceiro líder do consórcio. Nos próximos seis meses, serão finalizados o planeamento e a definição de objetivos, dando início a uma fase de implementação de três anos e meio.

Segundo Lorenzo Gaspari, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios do Grupo BORG Automotive, “O facto de o projeto rEUman ter sido selecionado valida o trabalho árduo de todos os envolvidos e destaca a combinação de décadas de experiência em reconstrução, tecnologias de ponta e ferramentas digitais que a nossa empresa oferece”.

Gaspari sublinha ainda que o rEUman deverá trazer avanços significativos em áreas como automação de processos, reparação eletrónica e digitalização, ajudando a moldar o futuro da reconstrução na Europa.

Este projeto representa um passo importante para a sustentabilidade e inovação na reconstrução europeia, destacando o papel da colaboração entre empresas, universidades e associações na construção de um setor mais forte e sustentável.

PALAVRAS-CHAVE