Em apenas um ano, a BORG Automotive Reman, remanufaturador independente de peças automóveis usadas na Europa, aumentou a sua gama de direção como nunca antes o tinha feito, produtos que agora podem ser consultados no TecDoc com as marcas Elstock, DRI e TMI.
Segundo BORG Automotive Reman, incluindo os lançamentos de janeiro de 2025, foram adicionadas um total de 101 novas referências à gama. Entre estas, encontram-se 89 caixas de direção, das quais 40 são elétricas – um tipo de produto cada vez mais relevante para distribuidores e oficinas. Dessa forma, a já bem posicionada gama de direção da BORG Automotive Reman tornou-se ainda mais atrativa para revendedores e oficinas.
Após esta expansão, passou a incluir mais de 1350 caixas de direção e mais de 578 bombas de direção. Isto traduz-se numa cobertura de mercado europeu de 86% para caixas de direção e 82% para bombas de direção. Para além da largura da gama, a sua profundidade também impressiona: o portefólio inclui caixas de direção para veículos raros ou antigos, como o Renault 5, bem como referências de alta rotação para modelos populares, como o Ford Fiesta MK VII.
Muitas novas referências de alta rotação
Entre os destaques das últimas adições à gama estão caixas de direção manuais para três aplicações de veículos best-sellers: o Toyota Yaris e o Toyota Yaris Hybrid, de 2020 em diante, bem como uma caixa de direção elétrica para vários modelos BMW produzidos entre 2012 e 2020, incluindo o BMW 118d e o BMW 330d. Só estes dois artigos cobrem mais de 750.000 veículos na Europa. Enquanto produtos remanufaturados, estes estão atualmente disponíveis através de apenas algumas empresas.
Outro novo artigo na gama é uma bomba de direção hidráulica para 17 aplicações de veículos BMW. Trata-se da peça ideal para diversos modelos BMW fabricados entre 2004 e 2013 com motor diesel de 3,0 litros – como o BMW 325d, 325d Coupé, 330d e 330d Coupé. Esta peça remanufaturada também é disponibilizada apenas por um número limitado de fornecedores.
Caixas de direção elétricas: produtos complexos
As caixas de direção elétricas, como estas, estão a tornar-se essenciais para o mercado de pós-venda. No entanto, apenas alguns remanufaturadores possuem o know-how necessário para as remanufaturar. Afinal, estas unidades comunicam com a unidade de controlo do motor através da rede de bordo, por exemplo, via CAN ou FlexRay. O processo de remanufaturação é, consequentemente, complexo.
Qualidade equivalente à das peças novas de origem
Tal como todas as peças remanufaturadas da BORG Automotive Reman, as caixas de direção e bombas de direção da empresa são peças originais usadas que foram recondicionadas para um estado equivalente ao novo, através de um processo rigoroso. A remanufatura realiza-se em unidades de produção na Europa, certificadas segundo a norma de qualidade ISO 9001:2015. Cada peça passa por um processo de seis etapas: é desmontada, limpa e cuidadosamente inspecionada. Segue-se a substituição de peças pequenas e de desgaste, fornecidas exclusivamente por fabricantes de renome. Após a montagem, cada caixa de direção e bomba de direção é submetida a um teste funcional individual, de acordo com as especificações do fabricante.
Todas as novas bombas de direção e caixas de direção podem ser consultadas no TecDoc e nos catálogos eletrónicos das marcas da BORG Automotive Reman: Elstock, DRI e TMI.









