A Bosch quer trazer sistemas de direção eletrónica (tecnologia ‘steer-by-wire’) para o mercado em escala comercial até meados da década. Em conjunto com a startup Arnold NextG, a fornecedora de tecnologia e serviços está a dar o próximo passo.
Os dois parceiros firmaram recentemente uma parceria para reunir os seus conhecimentos de desenvolvimento e acelerar o processo de preparação das soluções para o mercado. Os sistemas ‘steer-by-wire’ são considerados os sistemas de condução do futuro. Como um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de direção elétrica, a Bosch reconheceu o potencial destes sistemas desde o início e está a impulsionar sistematicamente o seu desenvolvimento. “Estamos a assistir a uma procura crescente por sistemas com tecnologia ‘steer-by-wire’. A longo prazo, este deverá ser um mercado em exponencialmente crescimento – especialmente, mas não apenas, para a era da condução autónoma. Estamos entusiasmados por ver o impulso que esta parceria dará ao nosso trabalho na otimização do sistema”, afirma Dra. Gerta Marliani, presidente da Robert Bosch Automotive Steering GmbH. O objetivo da parceria é acelerar a produção em larga escala de soluções de condução eletrónica.
A Arnold NextG é especializada no desenvolvimento de sistemas ‘drive-by-wire’ multi redundantes com todas as interfaces para a condução autónoma em lotes pequenos e muito pequenos. Fundada em 2021, a startup possui colaboradores com mais de 20 anos de experiência combinada em tecnologia ‘drive-by-wire’ apta para uso na via pública, dando à empresa a experiência única no desenvolvimento de soluções de retrofit para todas as aplicações por fio. A experiência mostra que, graças à redundância da tecnologia da Arnold NextG, as autoridades podem emitir aprovações de sistema para condução em vias públicas de forma mais rápida e eficiente. Juntas, a Bosch e a Arnold NextG visam acelerar o desenvolvimento de sistemas que podem ser fabricados em escala comercial.
As aplicações steer-by-wire eliminam a conexão física entre o volante de um veículo e as suas rodas. Isso abre novas possibilidades para, por exemplo, redesenhar o interior do veículo: o volante pode ser abaixado ou guardado, dando origem a conceitos de cockpit totalmente novos, especialmente numa era de condução autónoma. Esta tecnologia também permite novos recursos de segurança no controlo da dinâmica do veículo. Por exemplo, mesmo pequenas intervenções de condução autónoma podem estabilizar o veículo sem que o condutor perceba. Além disso, a sensação de condução do veículo pode ser adaptada aos requisitos individuais dos fabricantes de veículos.
O uso de uma tecnologia de condução por fio independente do veículo e com capacidade adicional nas plataformas de veículos em série que mudam radicalmente do futuro é de importância crucial, especialmente para pessoas com as mais graves deficiências de mobilidade física. Só assim será possível a este grupo-alvo continuar a beneficiar diretamente de todos os desenvolvimentos no domínio da condução autónoma e automatizada, da assistência e dos sistemas de segurança.
O uso de uma tecnologia drive-by-wire independente do veículo e capaz de ser adicionada nas futuras plataformas de veículos em série, que estão a passar por mudanças radicais, é de extrema importância, especialmente para pessoas com as mais severas limitações de mobilidade física. Apenas desta forma será possível que esse grupo-alvo continue a beneficiar diretamente de todos os avanços no campo da condução autónoma e automatizada, sistemas de assistência e segurança.
Combinando a experiência sem fios
“A aliança com Arnold NextG fornece o suporte ideal e acelera o desenvolvimento dos nossos produtos. Podemos aplicar a nossa experiência na produção em larga escala e, com a tecnologia Arnold NextG instalada, podemos agora realizar testes em vias públicas mais rapidamente”, explica o Dr. Stefan Waschul, membro do conselho de administração da Robert Bosch Automotive Steering GmbH responsável para desenvolvimento.
“Vimos que o sistema de direção por fio da Bosch oferece a melhor e mais natural sensação de condução do mercado. A Bosch é um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de direção elétrica e já oferece um forte pacote de tecnologia de controlo e desempenho para aplicações de larga escala a jusante. É por isso que estou orgulhoso, não apenas de poder desenvolver um dos melhores sistemas, mas também de ter a Bosch – um dos maiores fornecedores automotivos do mundo – ao nosso lado”, refere Kevin Arnold, fundador e CEO da Arnold NextG, ao comentar a nova aliança. “Com a tecnologia Arnold NextG, a Bosch tem uma plataforma de desenvolvimento de veículo independente para soluções ‘drive-by-wire’ modernas que tornam possível validar dados e requisitos para projetos de produção em larga escala num estágio inicial de desenvolvimento. Juntos, podemos desenvolver ainda mais essa tecnologia para fabricação em larga escala. O acesso à tecnologia da Bosch e a experiência de uma empresa global na implementação de projetos de produção em grande escala são cruciais para o desenvolvimento dos nossos sistemas.”
Soluções de mobilidade inovadoras graças à tecnologia sem fio
Os sistemas sem fio usam componentes eletrónicos para transmitir sinais e pulsos mecânicos. Eles também serão um requisito básico para condução assistida e automatizada, a fim de explorar totalmente os recursos de funções individuais. Por exemplo, o sistema de manutenção de faixa deverá ser capaz de corrigir a direção da viagem sem que o condutor o sentisse no volante.
O veículo pode também evitar um obstáculo inesperado sem sacudir o volante e ferir o condutor. Com esta tecnologia, pode até ser possível no futuro virar as rodas individualmente. Isso garante um menor raio de giratória e abre portas para novos conceitos de veículos para tráfego local e transporte de mercadorias nas cidades.