Ver todas

Back

Bosch apresenta as suas “muitas” soluções de mobilidade no IAA Mobility 2021

10 Agosto, 2021
573 Visualizações

A mobilidade não tem só a ver com veículos elétricos. A Bosch vai demonstrá-lo no próximo IAA Moibility 2021, que se realiza em de 7 a 12 de setembro, na Alemanha (Munique), onde mostrará as suas soluções para mobilidade personalizada, automatizada, conectada e eletrificada.

Show car da Bosch: No futuro, serão cada vez mais os veículos movidos a eletricidade. Estes veículos estarão cada vez mais conectados com outros utilizadores da estrada e o seu meio envolvente, assumindo gradualmente eles próprios a tarefa de condução e prestando serviços personalizados aos seus ocupantes. A tecnologia Bosch para mobilidade autónoma, eletrificada, personalizada e conectada está a abrir caminho para essa visão futura de mobilidade. A Bosch possui o know-how de sistemas e a expertise abrangente em software e hardware que isso requer. Por exemplo, a Bosch está a desenvolver computadores centrais para a arquitetura eletrónica do futuro. Esses computadores veiculares são usados para condução autónoma e automatizada, controlando o movimento do veículo, bem como para funções de cockpit e eletrónica da carroceria. (Feira: Hall B3, stand C30)

Estacionamento autónomo: a Bosch e nove parceiros de projeto vão apresentar o futuro do estacionamento numa demonstração ao vivo. No sistema de estacionamento com condutor autónomo desenvolvido em conjunto pela Bosch e a Mercedes-Benz, um comando de smartphone direciona os carros automaticamente para os lugares de estacionamento atribuídos, sem necessidade de supervisão do condutor. A interação entre a infraestrutura inteligente do parque de estacionamento e a tecnologia do veículo torna isso possível. Sensores no estacionamento monitorizam o corredor de condução e a sua envolvente enquanto conduzem o veículo. A tecnologia do automóvel converte os comandos da infraestrutura em manobras de condução seguras. Um projeto conjunto com a associação da indústria automotiva alemã (VDA) mostra como veículos de diferentes fabricantes serão capazes, no futuro, de comunicar com a tecnologia de infraestrutura de vários fornecedores. Nesse contexto, os parceiros deste projeto estão também a trabalhar num padrão internacional (ISO 23374). (Demonstrações ao vivo várias vezes ao dia no estacionamento Messe West)

Uma experiência de ciclismo melhorada: as E-bikes são os veículos elétricos mais vendidos na Europa. Andar de bicicleta eletricamente assistida é benéfico para a saúde das pessoas e para o meio ambiente – além de ser muito divertido. Produtos e serviços conectados melhoram a experiência de ciclismo e conectam os e-bikers ao mundo digital. A Bosch apresentará novas soluções de bicicletas conectadas e vai permitir que os visitantes vejam por si mesmos o quão divertido pode ser o ciclismo alimentado por energia. (Feira: Hall B3, stand C30; área de bicicletas B5, Micromobilidade da Blue Lane: Brienner Straße; espaço aberto: Königsplatz e Odeonsplatz)

A Bosch está a eletrificar a mobilidade e a ajudar a mitigar o aquecimento global

A Bosch quer ter um papel ativo na mobilidade neutra para o clima. A empresa estabeleceu para si mesma a meta de preparar todas as classes de veículos para os próximos requisitos de emissões. Como líder em inovação, a Bosch tem um portfólio de condução elétrica mais amplo do que qualquer outra empresa – de e-bikes a automóveis de passageiros e veículos pesados.

Energia elétrica a bateria para veículos de duas e quatro rodas

De powertrains a sistemas de direção e travagem, o portfólio da Bosch inclui todos os blocos de construção para a eletrificação de automóveis de passageiros. Um componente é o eixo eletrónico, que combina a eletrónica de potência, o motor elétrico e a transmissão numa única unidade. E com as suas soluções de sistema pré-integrado para plataformas de veículos, a Bosch ajuda os fabricantes de automóveis a trazer veículos elétricos para o mercado mais rápido do que antes. A chave é a interação otimizada do powertrain, direção, travagem e controlo do veículo no módulo de condução avançada, que é combinado com soluções de parceiros para formar um módulo de eixo completo para os eixos dianteiro e traseiro. Além de powertrains eficientes, a Bosch usa também gestão térmica para aumentar a variedade de veículos elétricos e híbridos. O controlo preciso das correntes de ar quente e frio melhora a eficiência da bateria e garante que todos os componentes estejam a funcionar dentro da sua faixa de temperatura ideal. A Bosch disponibiliza também drives e unidades de controlo para veículos elétricos de duas rodas. Integrados num sistema compacto, os dois componentes garantem o controlo preciso do motor, desempenho de condução fiável e um desenvolvimento de torque ideal.

Sistema de célula de combustível: as células de combustível móveis oferecem longo alcance e curtos tempos de reabastecimento. Estas células destacam-se verdadeiramente nas rotas de longo curso e nos veículos comerciais. Com o hidrogénio verde, as células de combustível permitem que os veículos operem livres de CO2. A Bosch desenvolve todos os componentes-chave do sistema para prontidão de produção – incluindo sistemas completos. Para a pilha que converte hidrogénio e oxigénio ambiente em energia elétrica, a empresa está a trabalhar com o especialista sueco Powercell. A fabricação em grande escala da pilha está programada para começar em 2022, e o lançamento do sistema completo de célula de combustível – o módulo de energia de célula de combustível da Bosch – está planeado para 2023.

Serviços para eletromobilidade: a bateria na cloud da Bosch prolonga a vida útil das baterias de carros elétricos. As funções de software inteligente na cloud analisam continuamente o status da bateria e tomam as medidas adequadas para prevenir ou retardar o envelhecimento das células. O “certificado de uso” à prova de falsificação documenta a condição da bateria ao longo de toda a sua vida útil, dando assim uma melhor imagem do valor residual da bateria se o carro for vendido. Com serviços de carregamento como o Carregamento de Conveniência, a Bosch torna mais fácil e direto para os condutores de automóveis elétricos encontrar – e pagar em – estações de carregamento acessíveis ao público. Além disso, a solução integrada de carregamento e navegação permite uma previsão precisa de alcance e plano de rota que inclui paragens de recarga – e vem com a opção de definir preferências pessoais, como por exemplo, estações de carregamento próximas a restaurantes.

Eletromobilidade de alta velocidade: para a vida quotidiana e para as pistas de corrida – a Bosch está empenhada em tornar-se o fornecedor líder de soluções de powertrain eletrificado, tanto em eletromobilidade para veículos de produção como para desportos motorizados eletrificados. A empresa estabeleceu uma parceria de longo prazo em tecnologia e desenvolvimento com a equipe DRAGON / PENSKE AUTOSPORT da Fórmula E. E aqueles que desejam viver a experiência de conduzir virtualmente os circuitos da série de corrida e competir com outros pelo melhor tempo podem fazer isso em dois simuladores. (Espaço aberto: Königsplatz)

Carregamento em casa: o gestor de energia inteligente da Bosch torna possível para os proprietários reduzir as emissões de CO2 economizar custos de energia. Servindo como uma interface entre uma bomba de calor da Bosch e um sistema fotovoltaico, otimiza o uso da energia solar gerada em casa e faz a sua distribuição de forma inteligente por todo o edifício. Juntamente com o aquecimento e a água quente, também será possível integrar os carros elétricos no sistema de gestão de energia da Bosch no futuro. Caixas de embutir compatíveis podem então ser implementadas para recarregar veículos usando o máximo possível de eletricidade gerada em casa.

A Bosch está a automatizar a condução e a tornar as estradas mais seguras

Menos stress, fluxos de tráfego mais suaves, maior segurança – veículos que assumem mais tarefas de condução são um alicerce fundamental para a mobilidade de amanhã. Um veículo autónomo deve ser capaz de fazer tudo o que um condutor humano faz: perceber o que está ao seu redor, tomar decisões e acelerar, travar e conduzir. Passo a passo, a Bosch está a lançar as bases técnicas para uma condução autónoma. Com os seus sistemas de assistência ao condutor, está já a abrir caminho para todos os níveis de automação.

Sensor surround para todas as situações de tráfego: a tecnologia de sensor é a base para uma condução assistida e cada vez mais automatizada. Para conduzir com segurança, o veículo deve ser capaz de reconhecer objetos, pessoas e outros utilizadores da estrada com segurança. A câmara multifuncional da Bosch combina algoritmos de processamento de imagem tradicionais com métodos de inteligência artificial (IA). Usando IA, a câmara entende e interpreta aquilo que vê, garantindo o reconhecimento confiável do objeto e um bom sensoriamento do meio envolvente. Além de câmara, radar e sensores ultrassónicos, a Bosch está também a desenvolver um lidar de longo alcance, para o qual emprega vários princípios de sensor. Quanto mais complexa for a tarefa de condução, mais importante será a sua interação.

Tecnologia de localização para posicionamento exato: os veículos autónomos precisam saber a todo o tempo onde estão exatamente. A Bosch oferece um pacote abrangente de hardware, software e serviços que permite que veículos autónomos determinem com precisão a sua própria localização. O VMPS (sensor de posição e movimento do veículo) usa sinais de navegação por satélite para identificar a posição exata, aumentada por dados de um serviço de correção e informações dos sensores de ângulo de direção e velocidade das rodas. O serviço de mapas baseado na cloud de assinatura rodoviária da Bosch utiliza dados de sensores de radar e vídeo, bem como dados de movimento de veículos para criar camadas adicionais para mapas de alta resolução. Os automóveis Volkswagen Golf 8 estão atualmente a recolher essas informações nas estradas da Europa.

Sistemas redundantes de travagem e direção para manobras de condução seguras e com economia de energia: Melhor prevenir do que remediar – isto é especialmente verdadeiro para funções relevantes para a segurança na condução autónoma. Graças à redundância múltipla, o sistema de condução elétrica da Bosch oferece segurança adicional. No caso raro de um mau funcionamento, o sistema é ainda capaz de reter 50 por cento de sua funcionalidade de condução elétrica. A Bosch também integrou uma arquitetura redundante no design dos seus sistemas de travagem: caso o iBooster (o auxiliar de travagem eletromecânico) ou o programa de estabilidade eletrónico ESP falhem, o outro componente pode travar o veículo. Uma segunda unidade de travagem serve como backup para o sistema de travagem elétrico integrado, que combina a tecnologia de reforço de travão e a funcionalidade ESP. Este é um requisito especialmente importante em veículos automatizados. Além disso, os sistemas de travagem regenerativos da Bosch ajudam a poupar CO2: num processo muito suave, impercetível para o condutor, permitem alternar entre o gerador e a travagem por fricção, possibilitando assim que a energia da travagem seja convertida em energia elétrica e realimentada na bateria sempre que o veículo é travado.

Serviços para condução autónoma: os serviços preditivos de condições da estrada da Bosch alertam no caso de perigos potenciais muito antes do desenvolvimento de situações críticas. Eles fornecem informações em tempo real sobre as condições das estradas e riscos, como aquaplanagem, gelo e neve. Isto permite que os veículos automatizados antecipem corretamente as condições da estrada, adaptem o seu comportamento de condução às condições, escolham uma rota diferente ou até mesmo solicitem ao condutor que assuma o controlo.

A Bosch conecta os veículos entre si e com o seu meio envolvente: Veículos que avisam uns aos outros sobre o perigo, protegem os seus ocupantes e comunicam com a casa inteligente – a Bosch conecta sistemas, componentes e serviços dentro e fora do veículo, tornando a mobilidade mais eficiente, mais segura e mais relaxada. Utilizadores, veículos e meio envolvente estão perfeitamente conectados, tornando a condução mais agradável e proporcionando uma experiência de mobilidade personalizada.

Carro inteligente encontra casa inteligente: a Bosch está a transformar os carros em centros de comando para casas inteligentes: usando o sistema de infotainment MBUX da Mercedes-Benz, as aplicações da Bosch Smart Home podem ser controladas por comando de voz do veículo. Além de persianas e termostatos de aquecimento, o sistema pode também ser usado para controlar interruptores de luz e adaptadores inteligentes, e para verificar o status de detetores de movimento e contatos de porta/janela. O uso de comandos de voz permite que o condutor mantenha o foco na estrada.

Anjo da guarda para todas as áreas da vida: na forma de Help Connect, a Bosch desenvolveu um sistema de chamada de emergência conectado digitalmente para motocicletas e outros veículos. Um algoritmo de colisão inteligente adicionado aos sensores de aceleração no sistema de controlo de estabilidade de motocicletas Bosch MSC permite que os acidentes sejam detetados. Uma aplicação de smartphone transmite informações sobre o passageiro e o local do acidente para uma central de atendimento e, de lá, para os serviços de emergência. Se a motocicleta não tiver um sistema de deteção de acidentes instalado permanentemente, os dados do sensor do smartphone podem ser usados para iniciar a resposta de emergência. O Help Connect da Bosch pode também fornecer assistência em casa, no ginásio ou quando estiver a andar de bicicleta.

Monitorização interna para uma melhor proteção dos ocupantes: a Bosch desenvolveu um sistema composto por câmaras e IA que pode aumentar a segurança dos ocupantes do veículo. O sistema de monitorização interno deteta sonolência e distração do motorista, ou se os ocupantes estão numa posição sentada considerada insegura. Este sistema avisa os condutores desatentos, recomenda uma pausa se estiverem a ficar cansados e pode reduzir a velocidade do veículo – dependendo dos requisitos legais e da construtora automóvel. O sistema aumenta também a conveniência ao ajustar automaticamente o assento, os espelhos e a altura do volante de acordo com as preferências individuais – além de permitir o controlo por gestos do sistema de infotainment.

Alerta de condutor na direção errada: o sistema de alerta do condutor na direção errada da Bosch avisa tanto o condutor que está na direção errada como todos os utilizadores da estrada sob risco do perigo iminente em segundos – muito mais rápido do que as notícias de trânsito na rádio. No início de 2021, a ŠKODA tornou-se a primeira construtora automóvel a nível mundial a optar pelo anjo da guarda digital da Bosch. O aviso de salvamento é exibido diretamente no visor do cockpit do veículo. Como solução de app para smartphones, este serviço já conta com 2,5 milhões de utilizadores ativos em 20 países europeus.

Smartphones como chaves do carro: com o Perfectly Keyless, os sensores no carro reconhecem o smartphone do proprietário com tanta segurança quanto uma impressão digital e abrem o veículo apenas quando for solicitado. Ou seja, o telemóvel dispensa a chave convencional do automóvel. Graças à tecnologia de banda ultra larga, o sistema também oferece outras vantagens práticas do dia a dia: é ainda mais fácil manobrar o veículo em lugares de estacionamento apertadas através controlo remoto ou abrir o porta-bagagens remotamente. Para grandes estacionamentos onde é difícil localizar os veículos, o Perfectly Keyless ajuda a encontrar o caminho para o carro e ilumina o caminho ligando os faróis, proporcionando segurança extra no escuro.

EXPERIENCIE A BOSCH NA IAA MOBILITY 2021 em Munique: Repensar a mobilidade e tornando-a o mais segura, livre de emissões e fascinante possível – esta é a meta a que a Bosch se propôs. No nível tecnológico, o fornecedor de tecnologia e serviços deseja atingir esses objetivos através da personalização, automação, conectividade e eletrificação. Na IAA Mobility deste ano, a Bosch apresenta a sua gama completa de soluções de mobilidade para veículos de duas e quatro rodas para um futuro neutro para o clima. Além da presença no centro de feiras de Munique, a Bosch estará também no centro da cidade em Königsplatz e Odeonsplatz.

PALAVRAS-CHAVE