Devido à situação gerada pela pandemia do COVID-19 e às novas necessidades das oficinas, a Bosch aposta na formação on-line para complementar os seus cursos presenciais.
A Bosch indica que, com os cursos on-line, a oficina obtém uma série de vantagens. Em primeiro lugar, significa economia de tempo e custo, pois não são necessárias deslocações até a um centro de formação. Além disso, permite que todos os funcionários da oficina participem simultaneamente. Agora que muitos técnicos estão em casa, podem aproveitar esse tempo para continuar a sua formação com a Bosch. O diferenciado conteúdo teórico sobre os vários sistemas e componentes, o diagnóstico dos diferentes erros ou falhas no veículo e a aprendizagem sobre como lidar com informações técnicas, torna estes cursos altamente exigentes e completos.
A Bosch Automotive Aftermarket optou por breves palestras de formação, cerca de 30 minutos, no horário de funcionamento das oficinas que tiveram uma redução de serviços e que por isso têm algum tempo para dedicar à formação. Neste tipo de formações são explorados tópicos técnicos específicos de interesse para as oficinas, uma espécie de “hot topics”. No final, é aberta uma ronda de perguntas para que os participantes possam esclarecer qualquer dúvida, promovendo um diálogo bidirecional entre os participantes e o formador técnico da Bosch.
No fundo, estas “Palestras” funcionam como conversas com os formadores da Bosch, onde são resolvidas questões técnicas das oficinas sobre qualquer tópico, para que ambas as partes, profissionais e formadores, possam beneficiar da solução de problemas que surgem no dia a dia da oficina e que, por vezes, não existe tempo para resolver.
As formações da Bosch destinam-se a todos os mecânicos e especialistas, tanto na própria rede de oficinas da Bosch como em oficinas gratuitas através dos distribuidores.