Ver todas

Back

Bosch celebra 100 anos de velas de incandescência e de baterias

3 Outubro, 2022

Em 2022, a Bosch celebra dois aniversários: das velas de incandescência e das baterias. 

Robert Bosch percebeu muito cedo que a excelente eficiência dos motores a diesel os tornava adequados para uso em veículos motorizados. O problema era que esses motores tinham uma grande dificuldade em arrancar frio. As velas incandescentes Bosch, que entraram em produção em 1922, foram a solução, movendo o pré-aquecimento do motor para o interior da câmara de combustão. Foi também há cem anos que a Bosch começou a produzir baterias de arranque em Feuerbach, Estugarda, inicialmente para motociclos e, a partir de 1927, para automóveis de passageiros.

Há 100 anos, as velas de incandescência e as baterias são produtos que a Bosch melhora continuamente e muitas vezes modifica em colaboração com os fabricantes de automóveis. A primeira vela de incandescência de polo único da Bosch apresentava um isolador de mica com um filamento aberto de fio. Hoje, a tecnologia Duraterm e o aquecimento cerâmico com fases de pré-aquecimento curtas e fases de pós-aquecimento longas garantem eficiência de combustível e uma longa vida útil. Com a vela incandescente Bosch DuraSpeed, que incorpora um elemento de aquecimento em cerâmica, um arranque a frio demora menos de dois segundos. Dar tempo ao motor diesel para aquecer é agora uma coisa do passado. Além disso, as velas de incandescência modernas desempenham um papel importante na limpeza do filtro de partículas, uma vez que o seu calor ajuda na regeneração do filtro. O filtro de partículas diesel recolhe a fuligem contida nos gases de escape. Para evitar o entupimento do filtro, a fuligem deve ser periodicamente queimada.

Também quando se trata de baterias de arranque, a Bosch tem 100 anos de experiência e know-how, como mostram os seguintes marcos históricos. Na década de 1960, a Bosch comercializava baterias com invólucro de plástico e indicador de carga. As baterias livres de manutenção para automóveis de ligeiros foram introduzidas na década de 1980. A partir da década de 1990, as grelhas de liga de prata das baterias da Bosch garantiram longa vida útil e alta potência no momento de arranque. Desde 2000, o portfólio da Bosch foi complementado com baterias AGM de elevado desempenho para veículos de ligeiros com sistemas start-stop e vários consumidores elétricos. A duração da bateria também tem vindo a ser continuamente melhorada. Além dos automóveis de passageiros, a Bosch comercializa também baterias para veículos comerciais, veículos motorizados de duas rodas e veículos recreativos, como autocaravanas.

Para carros clássicos, a Bosch Classic reeditou, como parte de um projeto de reengenharia, baterias de 12 volts e 6 volts no estilo da década de 1950. A Bosch Classic produz a bateria com um design histórico. O seu interior, no entanto, é equipado com tecnologia moderna, como proteção contra incêndio integrada na tampa e placas com tecnologia de cálcio. Além disso, é fabricado seguindo os mais recentes padrões ambientais e de qualidade. Isso significa que essas baterias oferecem quase os mesmos padrões de segurança e longa vida útil que as baterias modernas.

Em 2016, a Bosch ganhou o Prémio de Inovação Automechanika Frankfurt pela sua bateria de íons de lítio para motocicletas. Em 2019 assistiu-se à estreia da Bosch TA AGM, uma bateria para veículos comerciais com altos requisitos de energia no exigente mercado de transporte de longa distância. Além disso, desde o final de 2019 e para equipamentos originais, a Bosch desenvolve e fabrica baterias de 48 volts para hibridização leve. A bateria de 48 volts armazena energia da travagem e suporta o motor de combustão durante a aceleração. Isso reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2.

PALAVRAS-CHAVE