A Bosch Automotive Aftermarket esteve em grande destaque na edição 2022 da Motortec. Para além do stand geral, teve um stand de veículos industriais e outro com o seu programa de fidelização de oficinas eXtra. Para além disso realizou a convenção Bosch Car Service e esteve presente em muitos outros momentos deste evento.
O stand da Bosch e Bosch Car Service destacou-se por uma grande aposta audiovisual, em que o vasto portefólio de produtos, diagnósticos, equipamentos, formação e serviços para a oficina, bem como as novas tecnologias, foram os protagonistas, todos apresentados através de vários ecrãs, incluindo um de quase 6 metros de altura.
Através dos diferentes pontos de informação do stand, a Bosch mostrou as soluções completas para a oficina, onde a rede Bosch Car Service foi protagonista; uma grande tela horizontal acompanhou os visitantes, que foram informados sobre a proposta de valor da rede, bem como sobre o programa de gestão, juntamente com as soluções em diagnóstico, equipamentos e formação, também disponíveis para qualquer oficina.
Dois outros ecrãs digitais ficaram responsáveis por mostrar algumas das novas tecnologias nas quais a Bosch já está a trabalhar.
Mais de 600 oficinas, organizadas em grupos ainda durante a própria feira, realizaram uma visita guiada a cada ponto de informação do stand durante os quatro dias do certame.
Stand dedicado aos veículos comerciais
O stand de veículos comerciais da Bosch, Motortruck, recebeu constantes visitas de clientes e oficinas para as diversas atividades previstas durante a feira.
As palestras sobre Denoxtronic, realizadas diariamente, foram um sucesso, preenchendo o espaço deste stand.
Além disso, a equipa Bosch KTS Truck Diagnosis realizou demonstrações constantes para as centenas de oficinas que demonstraram interesse nos veículos expostos: trator, camião de limpeza, camião do lixo e miniautocarro. Em todos esses veículos, a Bosch pode não apenas diagnosticar falhas, mas também fornecer suporte técnico para a sua reparação, bem como fornecer ao revendedor as peças de reposição adequadas e com qualidade do equipamento original. Neste stand decorreu também o concurso “Melhor mecânico/a de veículos comerciais”. “Estamos surpreendidos com o interesse que o concurso despertou e com o nível técnico dos mecânicos que participaram nesta segunda edição do Truck Challenge”, afirma Eva R. Hernández, responsável de marketing de canal de veículos comerciais da Bosch. “Sem dúvida, que é preciso ter formação e atualizar os conhecimentos para se conseguir acompanhar as mudanças que o mercado enfrenta em termos de novas tecnologias e sistemas de propulsão.”
eXtra
O programa de fidelização de oficinas eXtra, para Espanha e Portugal, teve também um espaço próprio na Motortec 2022, uma oportunidade para estar novamente perto das oficinas. Nesta ocasião, foi apresentada uma proposta que permitiu a todos os visitantes desfrutar de uma experiência de realidade virtual ao volante.
Todas as oficinas que se inscreveram durante a feira foram presenteadas com uma pulseira de contagem de passos, com a sua visita à Motortec a valer à oficina que mais passos deu durante a feira a oportunidade de somar 5.000 pontos eXtra, para trocar por brindes do catálogo de pontos do programa.
Além disso, no âmbito do programa o eXtra foram entregues pequenas plantas a oficinas credenciadas que passaram pelo stand e participaram na recente campanha de motores de arranque e alternadores Bosch eXchange.
O programa eXtra conta atualmente com cerca de 13.000 oficinas na Península Ibérica.
Encontro com a distribuição
As atividades da Bosch Automotive Aftermarket durante a Motortec 2022 não se limitaram exclusivamente à sua presença com estes três stands, foram muito mais longe. Assim, na quinta-feira, 21 de abril, decorreu a reunião com a distribuição de Espanha e Portugal. Neste sessão, a Bosch Automotive Aftermarket apresentou aos seus distribuidores a sua visão do negócio, a estratégia conjunta e as oportunidades futuras.
Galeria de inovação: FILTER+pro
O FILTER+pro recebeu o prémio, na categoria Componentes de Manutenção, da Galeria de Inovação Motortec 2022.
É o reconhecimento dos esforços da Bosch no desenvolvimento de soluções inovadoras também em produtos Aftermarket. Como produto vencedor, este filtro inovador esteve exposto ao longo de toda a feira na Galeria da Inovação, bem como no stand da Bosch, onde foi apresentado de forma particularmente destacada.
A nova geração FILTER+pro é um “plus” na proteção da saúde. Além de filtrar partículas, maus odores e gases de escape ou neutralizar alérgenos e bactérias, contém uma camada de fibras com tratamento antimicrobiano que pode atuar de forma eficaz contra vírus, além de prevenir o aparecimento de mofo.
Participação no V Encontro de Redes de Oficinas de Pós-Venda Plural
No âmbito das Jornadas Técnicas Motortec 2022, decorreu o V Encontro de Redes de Oficinas de Pós-Venda Plural. Juan Carlos Porras, responsável de vendas das redes de oficinas Bosch, frota e aluguer para a Espanha, participou na mesa redonda realizada no âmbito deste encontro, juntamente com representantes de outras quatro redes de oficinas nacionais.
Nesta mesa-redonda, uma das abordagens foi a mais-valia que a pertença a uma rede representa para as oficinas, num momento de consolidação e adaptação das oficinas ao ambiente de mudanças rápidas e imprevisíveis dos últimos anos.
Entre essas mudanças, destaca-se a procura por novos serviços por parte dos clientes, tanto particulares quanto corporativos; além disso, as novas tecnologias dos veículos significam que apenas as oficinas bem preparadas em termos de formação, software e hardware podem realizar intervenções neste tipo de veículo.
A Bosch, como marca líder do setor, continuará a acompanhar as oficinas da rede Bosch Car Service para os ajudar a enfrentar todos desafios, fornecendo soluções à oficina para responder a esta transformação digital.
Por outro lado, embora seja uma realidade que as novas tecnologias de propulsão continuam a aumentar e devemos estar preparados para elas, a propulsão tradicional, incluindo híbridas, continuar a estar em maioria nos próximos anos, sendo por isso o foco de negócios, até pelo menos ao ano de 2030.
Sinfo Gallo, distinguido nos Prémios Personalidades do Aftermarket 2022
Numa semana cheia de atividades para o setor, o diretor de marketing da Bosch Automotive Aftermarket para Espanha e Portugal, foi distinguido nos Prémios Personalidades do Aftermarket 2022 pelo seu percurso profissional, numa conferência que teve lugar nas instalações da Ifema (Madrid), onde dias depois decorreu a Motortec Madrid. Uma distinção como reconhecimento dos quase 35 anos dedicados ao setor de pós-venda, todos eles na Bosch.