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Bosch ConnectedWorld 2018 já arrancou em Berlim

22 Fevereiro, 2018

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a Bosch realiza a 5ª edição do Bosch ConnectedWorld, em Berlim, um evento de referência dedicado à indústria da IoT (Internet of things).

Num espaço com mais de 10.000m2, mais de 70 expositores demonstram o que já é possível fazer através da “Internet das Coisas”, permitindo o acesso a projetos e inovação que estão a mudar a forma como as pessoas e coisas de relacionam. O CEO da Bosch, Volkmar Denner, junta-se a alguns dos mais inovadores e influentes líderes de IoT do mundo para partilhar estratégias, boas práticas e casos de estudo associados a produtos, serviços e soluções conectados pela IoT.

O painel é composto por mais de 140 oradores de empresas como Daimler, DHL, Microsoft, Volkswagen, IDC, Salesforce e Toyota. Complementarmente, 700 programadores, colaboradores associados a start-ups tecnológicas e designers participarão numa hackathon onde terão oportunidade para desenvolver ideias para serviços de mobilidade conectados, condução autónoma, produção e logística conectadas, assim como soluções conectadas para o dia-a-dia.

Mobilidade Conectada

A Bosch continua a sua transformação para se tornar num fornecedor de soluções de mobilidade. A nova divisão de Soluções de Mobilidade Conectada irá juntar mais de 600 colaboradores para desenvolver e comercializar serviços de mobilidade digitais, que incluem partilha de veículos e de transporte, bem como serviços baseados em conectividade para condutores de veículos. “A conectividade mudará radicalmente a forma como nos deslocamos do ponto A ao B e, no processo, será útil no contributo para a redução dos problemas de tráfego. Esta é a melhor forma de cumprirmos a nossa visão de zero emissões, zero stress e zero acidentes”, afirma Volkmar Denner, presidente do concelho de administração da Bosch.

“A condução conectada é uma área em crescimento na Bosch e um dos objetivos é duplicar o crescimento com as soluções oferecidas”, afirma Denner. O plano para a nova divisão é expandir o portefólio de serviços, possibilitando, por exemplo, o envio de avisos sobre a circulação de condutores em contramão e a transformação do smartphone em chave do automóvel. A última das novidades neste domínio é o serviço de partilha de transportes que a start-up americana Splitting Fares Inc. (SPLT) oferece e que foi apresentada no Bosch ConnectedWorld. Outra das vertentes integra os serviços conectados direcionados para a eletromobilidade, tornando cada vez mais viável uma utilização massificada.

Mercado de transporte partilhado

Um dos mercados com maior crescimento no campo da mobilidade conectada é a partilha de transporte, que contempla serviços online e apps de carpool, mas também serviços de transporte e táxi. Segundo o portal Statista, em 2022 o número de utilizadores destes serviços registará um aumento de 60 por cento e atingirá os 685 milhões.

Este é o domínio onde entra a SPLT, recentemente adquirida pela Bosch. A start-up americana desenvolveu uma plataforma que empresas, universidades ou autoridades locais podem utilizar para programar transporte partilhado para os seus colaboradores. Esta abordagem B2B é dirigida a pessoas com a necessidade de viajar regularmente para o mesmo local de trabalho ou local onde estudam. Uma das vantagens é a possibilidade de viajar com colegas, evitando a partilha de um transporte com desconhecidos. Em segundos o algoritmo deteta o transporte mais próximo, calcula a rota mais rápida e assume o controlo e gestão daquelas que eram as tarefas que levavam mais tempo: definir local de partida, hora de partida, melhor rota e os passageiros. A partilha de transporte tem múltiplos benefícios práticos a nível económico, ambiental e urbano, através da redução do volume de tráfego. “A conectividade molda não só a forma como vemos o automóvel, mas também todo o paradigma da mobilidade”, afirma Denner.

Serviços digitais para veículos elétricos

A Bosch tem vindo a ligar a condução elétrica ao Bosch Automotive Cloud Suite, desenvolvendo serviços baseados numa lógica de rede que assentam nesta interação. No futuro, automóveis elétricos inteligentes saberão exatamente quando é que a sua energia se esgotará, mas também onde é que podem encontrar o carregador mais próximo.

Serviços que incentivam o uso diário

Para muitos dos compradores de um automóvel a preocupação de que um automóvel elétrico os possa comprometer é o maior entrave à compra. É para a resolução deste problema que o system!e foi pensado. Uma vez que o sistema elétrico está ligado à cloud é possível produzir uma ‘previsão exaustiva de autonomia’ – um algoritmo que se baseia na carga atual da bateria, consumo de energia e estilo de condução, assim como na informação sobre o que rodeia o veículo, incluindo tráfego atual ou tipografia da estrada. Para viagens longas é possível usar o “assistente de carregamento” como complemento a esta previsão e saber exatamente onde estão os pontos de carregamento. Assim, é possível planear as paragens necessárias para recarregar a bateria e tratar de todo o processo de pagamento.

Para além de toda a informação relativamente ao automóvel, é possível ter outras informações complementares sobre comodidades próximas dos pontos de carregamento. A tudo isto é possível adicionar uma terceira vantagem e que permite ligar o automóvel a rede de energia de uma casa inteligente. A gestão inteligente de energia permite que de dia o automóvel acumule energia excedente dos painéis fotovoltaicos, que pode ser usada à noite se necessário. “Para a Bosch a mobilidade vai muito para além do automóvel. O nosso conhecimento tecnológico em várias áreas permite-nos uma vantagem única de desenvolver e operar em diferentes domínios de forma interligada”, afirma Denner.

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