A Bosch assume agora o controlo total da EM-motive, um dos fabricantes de motores elétricos de referência na Europa.
A Bosch e a Daimler criaram a joint-venture EM-motive GmbH em 2011. Desde então, fabricou cerca de 450 mil motores elétricos. “Para a Bosch, a aquisição completa da EM-motive é o próximo passo lógico no caminho para se tornar líder de mercado em eletromobilidade. É uma oportunidade para estabelecer uma presença ainda mais ampla no mercado”, referiu Stefan Hartung, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH e presidente do setor de negócios de Mobility Solutions.
Desde o estabelecimento da joint venture, a Bosch garantiu uma opção para adquirir as ações. Uma aquisição completa foi, portanto, já uma opção no contrato. A mudança na estrutura de propriedade não terá nenhum efeito imediato sobre os cerca de 340 funcionários EM-motive que atualmente trabalham em Stuttgart e Hildesheim, na Alemanha.
As duas partes concordaram em não divulgar o preço de compra ou qualquer outro detalhe da aquisição. A joint venture EM-motive foi criada para tornar económico para os dois parceiros entrarem no fabrico de motores elétricos: dado o tamanho inicial dos pequenos lotes, as duas empresas puderam partilhar o custo de desenvolver e fabricar motores elétricos. Como resultado, a Bosch e a Daimler conseguiram entrar cedo na produção de motores elétricos.