A Bosch está a desenvolver computadores de veículos para todas as aplicações automóveis e já recebeu encomendas para os seus computadores de veículos de cerca de 2,5 mil milhões de euros desde o verão passado.
Os computadores para veículos, os novos equipamentos multifuncionais da eletrónica automóvel, estão a incorporar cada vez mais funções das unidades de controlo individuais em módulos eletrónicos centrais altamente potentes. Há já mais de um ano, que os computadores para veículos da Bosch controlam funções como os sistemas de assistência ao condutor e o movimento em veículos de produção. Em breve, estes computadores serão acompanhados por computadores centrais para funções de cockpit e eletrónica de carroçaria.
A Bosch tem capacidade para disponibilizar computadores prontos para produção para responder a qualquer particularidade dos veículos modernos. A Bosch já recebeu encomendas para os seus computadores de veículos de cerca de 2,5 mil milhões de euros desde o verão passado. “Os computadores para veículos têm um enorme potencial de negócio para a Bosch. Mesmo agora, os nossos computadores de alto desempenho significam que os fabricantes de automóveis nos veem como um dos seus principais parceiros de engenharia e tecnologia”, afirma Harald Kroeger, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH.
A Bosch está a desenvolver computadores para funções de cockpit e conectividade, para sistemas de assistência ao condutor e condução autónoma, e também para o motor de força e eletrónica da carroçaria. Isto significa que será possível concentrar o controlo de todas as funções centrais do veículo em apenas alguns computadores centrais de elevado desempenho.
Nos próximos anos, os computadores estarão encarregues de tarefas oriundas de diferentes partes do veículo – ou domínios, como designam os especialistas. Quando isso acontecer, apenas um computador central será responsável por controlar não apenas o movimento do veículo, mas também, por exemplo, a eletrónica da carroçaria. “Os computadores para veículos da Bosch vão possibilitar o domínio até de funções de condução altamente complexas em domínios de veículos individuais”, explica Mathias Pillin, que a partir de janeiro de 2021 assumirá o cargo de presidente da nova divisão Cross-Domain Computing Solutions.
A Bosch disponibiliza os seus computadores de veículos como um kit expansível que contém o sistema eletrónico adequado, incluindo hardware e software, para todos os requisitos e condições. O objetivo final é uma arquitetura de software e sistemas para todo o veículo em que todos os computadores centrais, sensores e unidades de controlo sejam perfeitamente compatíveis entre si. Para os fabricantes de automóveis, o benefício desse design modular está no facto de lhes proporcionar flexibilidade extra ao desenvolver computadores de veículos para diferentes modelos automóveis. Se, por exemplo, uma arquitetura fundamental foi definida para hardware e software, o computador pode ser projetado nesse sentido, de acordo com os desejos do cliente. No caso de um veículo premium, podem ser fornecidas funções complementares adicionando módulos de software extra ou chips especiais às placas de circuito impresso. Quando se trata de um veículo compacto, a estrutura do computador do veículo pode ser modificada de modo a que forneça o controlo central sobre as funções básicas relevantes para a segurança.