A Bosch e alguns parceiros desenvolveram um sistema de carregamento para criar uma infraestrutura inovadora para redes de energia renováveis.
Em breve, os sistemas de armazenamento de bateria em carros elétricos poderão estar para as redes de energia renováveis como os power banks estão para os telemóveis: uma bateria externa. Esta é, de facto, uma solução muito prática: se assim não fosse, seria necessário recorrer aos incómodos cabos de carregadores. Atualmente, os condutores têm de ligar os cabos do seu veículo elétrico à estação de carregamento. Mas isto poderá estar prestes a mudar: a Bosch, na qualidade de coordenadora do projeto, está a trabalhar com a Fraunhofer Society e com a GreenIng GmbH & Co. KG na investigação de um conceito inovador de carregamento por indução – isto é, sem contacto físico – através de um campo magnético, enquanto o carro se encontra estacionado numa estação de carregamento.
Mas esta nova tecnologia poderá fazer ainda mais: ajuda a tornar os carros elétricos muito mais amigos do ambiente, para além de permitir a existência de redes de energia mais estáveis. O desafio à sua estabilidade reside no fato de que a quantidade de energia obtida a partir de fontes renováveis como o vento, o sol e a água está sujeita às condições climatéricas. Tendo isto em mente, o consórcio, que colabora através do projeto de investigação de financiamento público BiLawE, encontra-se a desenvolver um sistema de carregamento indutivo para estabelecer uma infraestrutura inteligente para o uso sustentável das energias renováveis.
A solução é baseada em baterias de carros elétricos que permitem um carregamento bidirecional: as baterias usam um poderoso e inteligente sistema de carregamento para armazenar energia, mas também podem devolver a energia à rede, conforme necessário. Quando o sol e o vento estão fortes, a eletricidade é temporariamente armazenada na bateria do automóvel. Quando céu está nublado e o vento calmo, este é alimentado pela rede que permite responder às necessidades do automóvel. “Para fazer esse sistema funcionar, os veículos elétricos devem estar ligados à rede com alguma frequência e o máximo de tempo possível. Isto requer uma infraestrutura fixa – isto é, estações especiais de carregamento indutivo que queremos conectar a redes públicas e locais, ou mesmo a redes isoladas que abastecem apenas uma área limitada”, explica Philipp Schumann, o físico que dirige o projeto no campus de investigação da Bosch em Renningen.
Carregamento de bateria sem fios enquanto o carro está parado
A vantagem do sistema indutivo é a possibilidade de carregar o automóvel sem fios. O facto dos veículos já não necessitarem de ser ligados manualmente com cabos de carregador faz com que estes possam ser conectados à rede com mais frequência. O projeto visa também desenvolver um conceito para a produção económica dos componentes do sistema de carregamento, bem como um modelo de negócio para vários serviços de rede associados à recuperação de energia. E, uma vez que as estações de carregamento bidirecionais estão ligadas à rede elétrica, podem também reduzir a carga e estabilizar a rede mesmo quando os veículos estão na estrada.
Parceiros fortes
O BiLawE (palavra alemã para bidirecional, sistemas indutivos e económicos de carregamento em rede) é um projeto de investigação que recebeu 2,4 milhões de euros de financiamento do Ministério Federal Alemão da Economia e Energia como parte do programa ELEKTRO POWER II, sendo ainda apoiado pelo cluster líder Electric Mobility South-West. Os parceiros deste projeto, para além do coordenador Robert Bosch GmbH, são o Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE, o Fraunhofer Institute for Industrial Engineering IAO, e o GreenIng GmbH & Co. KG. O projeto arrancou no início do ano e terá a duração de três anos.
O cluster Electric Mobility South-West é uma das mais importantes associações regionais no campo da mobilidade elétrica, e tem como objetivo impulsionar a industrialização da mobilidade elétrica na Alemanha e estabelecer o estado alemão Baden-Württemberg como um dos principais fornecedores de soluções de eletromobilidade. Este junta empresas e PME’s à instituições locais de investigação em quatro domínios de inovação: veículos, energia, informação e tecnologia da comunicação, e produção.