Ver todas

Back

Bosch disponibiliza nova velas de ignição EVO para motores a gasolina

14 Outubro, 2020

A Bosch apresenta para o aftermarket as novas velas de ignição Bosch EVO, que foram estudadas para motores turbo com injeção direta a gasolina.

Os modernos motores turboalimentados de injeção direta a gasolina colocam exigências particularmente elevadas no que diz respeito à resistência e fiabilidade das suas velas de ignição. A Bosch lança a nova vela de ignição Bosch EVO, especialmente robusta, e desenhada para garantir de forma fiável uma ignição estável durante um longo período de funcionamento – mesmo sujeita às condições extremas que enfrenta nos motores modernos. Graças ao design melhorado do isolador e à alta rigidez dielétrica aumentada para 45 kV, as novas velas de ignição resistem até mesmo a eventos de combustão irregular – conhecidos como mega knocking – que podem ocorrer nos motores modernos altamente desenvolvidos.

EVO com pino de irídio soldado a laser no elétrodo central

A nova vela de ignição Bosch EVO foi desenvolvida para garantir a ignição fiável de motores turboalimentados com injeção direta. Para garantir que resiste a um aumento de pressão que pode ocorrer em casos de mega knocking, este é um produto particularmente robusto – termo mecanicamente, e também a nível mecânico e eletrónico. O pino de irídio soldado a laser no elétrodo central e uma placa de platina no elétrodo com ligação à massa garantem a sua longa vida útil e uma elevada resistência ao desgaste. Apresentando um design de isolador melhorado, as velas de ignição EVO reagem bem a remoções e reinstalações repetidas. No momento da sua instalação, o binário correto deve ser respeitado sob qualquer circunstância. Este garante o posicionamento e a orientação exata das velas dentro da câmara de combustão. As velas de ignição EVO da Bosch estão a ser produzidas na fábrica da Bosch em Bamberg, na Alemanha, e estarão disponíveis a partir de outubro deste ano, marcando o início de uma expansão do portfólio. Numa primeira fase, as velas de ignição EVO serão lançadas para os modernos motores de injeção direta a gasolina dos veículos Volkswagen e Mercedes-Benz.

Diferentes ligas de elétrodo para responder aos requisitos específicos de cada motor

Dependendo do tipo de motor, as exigências que os motores modernos colocam nas velas de ignição são muito variadas. Em estreita cooperação com os fabricantes de automóveis, a Bosch desenvolve velas de ignição de equipamento original que respondem aos requisitos específicos de cada motor. Para isso, os engenheiros da Bosch contam com amplo know-how e décadas de experiência nas áreas de injeção de gasolina e sistemas de ignição. Recuando a 1902, o ano em que a Bosch resolveu o problema relacionado com ignição segura da mistura ar/combustível através do lançamento da sua primeira vela de ignição. Hoje, a Bosch disponibiliza velas de ignição especificas para carros de passageiros produzidos em série, motores pequenos e motores fixos a gás. O conhecimento adquirido no automobilismo e as inovações produzidas para esse propósito influenciam regularmente o desenvolvimento e a produção em série.

Durante a produção de velas de ignição, a Bosch usa diferentes ligas de elétrodos com vantagens distintas, para responder aos requisitos específicos de cada motor, entre outros aspetos. Técnicas de produção especiais – como um processo de niquelagem para rosca e um invólucro desenvolvido pela Bosch, também usado para as novas velas de ignição EVO, garantem uma melhor proteção contra a corrosão e uma longa vida útil.

PALAVRAS-CHAVE