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Bosch disponibiliza sistema integrado para reajustamento e recalibragem de sensores ADAS

4 Outubro, 2021
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A Bosch oferece às oficinas, para o reajustamento e recalibragem profissional dos sensores, um sistema integrado composto por software Esitronic 2.0 Online, equipamento de teste de diagnóstico da série KTS, e uma gama de dispositivos de calibração da família de dispositivos de recalibragem e reajustamento controlados por computador DAS 3000.

A Bosch melhorou ainda mais o seu software de posicionamento, tornando o posicionamento do alvo consideravelmente mais rápido. Leva agora metade do tempo a alinhar com precisão as placas de referência como quando se utiliza uma fita métrica ou medição a laser. O âmbito de fornecimento da Bosch para a calibração de sistemas de assistência ao condutor inclui agora também tapetes especiais para a calibração de câmaras traseiras e câmaras circundantes de 360 graus em automóveis de passageiros Mercedes e Volkswagen. E com uma nova placa para o DAS 3000, as oficinas podem agora também recalibrar com precisão os sensores de lidar.

Experiência na produção de sensores

No campo da electrónica automóvel e de consumo, a Bosch é um dos maiores fabricantes mundiais de sensores. Ao desenvolver sistemas de recalibração para utilização profissional em oficinas, a Bosch pode, por isso, recorrer a uma vasta experiência e a um vasto conhecimento geral na área da tecnologia de sensores e interacção de sensores em sistemas modernos de assistência ao condutor. Os sistemas de calibração Bosch permitem às oficinas recalibrar os sensores de veículos de praticamente qualquer carro de passageiros e carrinha no mercado – de forma precisa e muito eficiente. O dispositivo de calibração DAS 3000 controlado por computador, por exemplo, pode ser configurado para a calibração de sistemas de assistência ao condutor em menos de dez minutos. Isto é cerca de 50% mais rápido do que com um sistema convencional baseado em laser.

Metade do tempo de preparação para o alinhamento

A configuração rápida e descomplicada do dispositivo de calibração deve-se em grande medida ao novo software de posicionamento ADAS da Bosch. A parte mais demorada do processo de calibração dos sistemas de assistência ao condutor é o posicionamento exacto e correcto do alvo na frente do veículo. As câmaras integradas no dispositivo de calibração registam os pontos de referência e as placas de referência no veículo e à frente do mesmo. Com os seus algoritmos de processamento de imagem e fluxos de programação específicos do sensor, o software de posicionamento guia os utilizadores, com animações gráficas mostrando-lhes exactamente as posições alvo e reais dos painéis de calibração à frente, atrás e nos lados do veículo. Além disso, visualiza digitalmente valores tais como distância, ângulo de guinada e deslocamento lateral. Como componentes relevantes para a segurança, os sensores têm de ser reajustados com uma precisão milimétrica. Mesmo os mais ínfimos desvios podem comprometer a operacionalidade dos sistemas. O alinhamento digital, assistido por software, permite alcançar níveis de precisão que satisfazem os requisitos de segurança para veículos automatizados de nível 3. Em comparação com o alinhamento utilizando uma fita métrica ou medição a laser, o tempo para configurar o dispositivo de calibração é reduzido para metade.

Todo o processo de calibração é controlado pelo software de oficina Bosch Esitronic 2.0 Online. Acompanha passo a passo os utilizadores ao longo de todo o processo. Uma base de dados específica para veículos fornece conselhos de configuração sobre assuntos como o tipo certo de placa de calibração e as distâncias necessárias. Finalmente, é gerado um relatório que confirma que a calibração foi efectuada correctamente, de acordo com as estipulações do fabricante.

Tapetes de calibragem

A Bosch fornece agora tapetes de calibração específicos para veículos que permitem às oficinas alargar os seus serviços de modo a incluir a calibração de câmaras de visão traseira e de 360 graus em surround. O conjunto para o reajuste do sistema surround-camera nos veículos Volkswagen compreende dois tapetes de chão sem ondas e resistentes ao desgaste. Para recalibrar, os tapetes de calibração são enrolados ao lado do veículo, e trazidos manualmente para a posição correcta. O tapete de chão específico do veículo para recalibrar a câmara traseira nos veículos de passageiros Volkswagen e Mercedes é fornecido com uma estrutura metálica em forma de L. Isto assegura um alinhamento correcto quando o posicionamento é feito digitalmente utilizando o dispositivo de calibração DAS da Bosch.

Placa de calibração especial

Num futuro próximo, a Bosch espera ver um aumento significativo do número de sensores de lidar instalados nos veículos. Até à data, têm aparecido principalmente em veículos premium. Um novo regulamento da ONU que aprova a condução automatizada de nível 3 a partir de Janeiro de 2021, juntamente com regulamentos nacionais semelhantes em muitos países, significa que os sensores de lidar ultra-precisos estão a ganhar importância. Isto faz com que seja ainda mais importante que os sensores de lidar sejam reajustados com precisão após os trabalhos de manutenção e reparação. Para este efeito, a Bosch desenvolveu uma placa de calibração especial que pode ser facilmente fixada ao dispositivo de calibração DAS 3000. Dependendo de onde os sensores de lidar são instalados, a placa de lidar pode ser ajustada a qualquer altura entre 300 e 800 milímetros. A altura requerida é definida com precisão utilizando o módulo de medição a laser GLM 120/150 de propriedade da Bosch. O módulo também pode ser utilizado para definir correctamente o passo e o ângulo de rotação. O software de oficina online Esitronic 2.0 da Bosch acompanha os utilizadores passo a passo através do processo de alinhamento da placa de lidar, incluindo a medição da distância, offset lateral e o próprio processo de calibração.

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