A Bosch e a Cariad, subsidiária do Grupo Volkswagen, estão a trabalhar em conjunto para desenvolver soluções que permitam mais segurança para os condutores e implementação mais rápida de funções de condução autónoma em todas as classes de veículos.
As empresas querem tornar a condução parcial e altamente automatizada adequada à produção em volume e, portanto, disponível para a grande maioria dos consumidores. Para os veículos vendidos sob as marcas do Grupo Volkswagen, a aliança visa disponibilizar funções que vão permitir que os condutores tirem temporariamente as mãos do volante. Mais especificamente, estas funções são sistemas mãos-livres de nível 2 para condução urbana, extraurbana e autoestrada, bem como um sistema que assume todas as funções de condução em auto estrada (SAE Nível 3). A primeira dessas funções deve ser instalada em 2023.
Para condução parcial e altamente automatizada, as duas empresas vão desenvolver em conjunto uma plataforma de software padronizada e de última geração. O objetivo é usar esta plataforma em todas as classes de veículos particulares vendidos sob as marcas do Grupo Volkswagen – e, portanto, numa das maiores frotas de veículos do mundo. Além disso, será também possível integrar todos os componentes desenvolvidos no âmbito desta parceria em veículos e ecossistemas de outras fabricantes.
Em várias localizações pertencentes às duas empresas, especialmente em Estugarda e Ingolstadt, colaboradores da divisão Bosch Cross-Domain Computing Solutions e Cariad vão trabalhar juntos para desenvolver funções de condução parcial e altamente automatizadas. Trabalhando em equipas mistas e ágeis, farão parte de uma rede global. Em momentos de pico, espera-se que os diversos módulos requeridos pelo projeto – de middleware a aplicações individuais – ocupem mais de 1.000 especialistas das duas empresas. As duas empresas já começaram a recrutar novos especialistas para trabalhar nesta parceria. O foco dos trabalhos do projeto será o desenvolvimento de software orientado a dados com base em informações de sensoriamento surround de 360 graus. Para isso, será criado um ambiente de desenvolvimento altamente inovador para registo, avaliação e processamento de dados. O ambiente também fará uso de métodos de IA.
A ideia por trás disso é simples. Quanto mais extenso o conjunto de dados do tráfego rodoviário real, mais robusto e natural pode ser o design das funções de condução parcialmente e altamente automatizadas. Isso aplica-se, por exemplo, a camadas adicionais para mapas de alta resolução para localização e orientação lateral e longitudinal de veículos. Esta parceria irá também trabalhar nessas camadas. Além disso, aplica-se igualmente a situações de condução quotidianas e aos chamados “casos de esquina” – os incidentes de trânsito que ocorrem raramente e que são especialmente complicados para um sistema resolver.