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Bosch Electronic Service: Servir o mercado da reparação eletrónica

27 Março, 2023

A Bosch desenvolve em Portugal através da Bosch Electronic Service, um serviço de recondicionamento / reparação de componentes eletrónicos que dão resposta a uma crescente necessidade das oficinas em Portugal, Espanha, Itália e França.

Reparar componentes eletrónicos de um automóvel é uma atividade que exige muito conhecimento técnico e equipamentos próprios. Não são muitas as entidades que disponibilizam este tipo de serviço, mas em Braga, a Bosch Electronic Service, disponibiliza um serviço B2B, orientado sobretudo para as empresas de reparação e manutenção automóvel (seja em ligeiros, pesados e veículos agrícolas) propondo soluções de recondicionamento / reparação de diversas unidades eletrónicas com o selo e garantia da Bosch.

Este serviço, durante alguns anos, foi proposto diretamente às marcas com que a Bosch trabalhava, que após reparação dava as mesmas garantias como se fosse uma unidade eletrónica nova. Só mais recentemente a Bosch decidiu externalizar este serviço, de modo a satisfazer os seus clientes ao nível do aftermarket, propondo este serviço de reparação de centralinas, unidades de ABS, quadro de instrumentos, sistemas multimédia de autocarros, sistemas de pagamento de portagens de veículos comerciais e sistemas de informação e navegação às oficinas, da marca Bosch. “São serviços que têm uma grande complexidade de análise e de teste, mas que permitem que uma centralina possa de novo ser instalada no automóvel, com as garantias como se fosse um componente novo, com preços muito inferiores ao de uma nova centralina”, começa por referir Pedro Calçada, Diretor da Bosch Electronic Service. Deste serviço ficam excluídos componentes de outras marcas para além da Bosch (excepto nos quadros de instrumentos), ou componentes em que existam acordos com as marcas de automóveis para os mesmos não serem intervencionados em garantia. “Se as centralinas já tiveram algum tipo de intervenção, ou trazem excesso de humidade ou qualquer outro problema, simplesmente não efetuamos a reparação, por questões de não conseguirmos garantir a qualidade da intervenção”, explica o mesmo responsável.

Este serviço é realizado em Portugal, em Braga, mas também noutras unidades do género na Europa e Estados Unidos, recorrendo-se também sempre às entidades que constroem as centralinas para ajudar na resolução dos problemas sempre que necessário. “Trata-se de uma reparação que é sempre muito complexa e por isso recorremos a todos os meios que nos possam apoiar na execução da mesma, de modo a podermos dar a garantia como se fosse um componente novo”, realça Pedro Calçada.

Um dos mais recentes serviços de reparação efetuados na Bosch Electronic Service são os dos produtos da Rexroth (marca pertencente à Bosch), que são no fundo os sistemas eletrónicos / hidráulicos dos tratores agrícolas. “Temos recebido cada vez mais destes produtos eletrónicos para reparação, que apresentam um custo muito mais baixo para o cliente do que adquirir um componente novo”, afirma Pedro Calçada.

B2B 
O serviço efetuado pela Bosch Electronic Service é exclusivamente dedicado a profissionais (qualquer empresa que faça reparação e manutenção de veículos). Para o cliente saber se a unidade que detém pode ser reparada (é necessário registo), deve aceder ao portal da Bosch (www.bosch-repair-service.com) onde encontra todo o portefólio de sistemas e de unidades que podem ser reparadas, através da colocação da referência dessa mesma unidade. Tendo a certeza de que a unidade é reparável e após contatar a Bosch (por telefone ou pelo portal), é a própria Bosch que se encarrega de levantar a unidade, reparar a mesma e voltar a entregar. O tempo de reparação da unidade (fora o tempo de transporte) é normalmente de 48 horas, se bem que ao nível das centralinas, devido à complexidade da reparação como um todo e do volume de serviço, nem sempre é possível cumprir este prazo.

A Bosch Electronic Service não comercializa unidades reparadas que tenha em stock, mas sempre que isso acontece exige que exista uma unidade para a troca, até porque o valor a pagar pelo cliente já inclui essa retoma.

De acordo com Pedro Calçada o crescimento da atividade da reparação de unidades eletrónicas tem sido constante, pelo menos na Bosch, até porque as origens não têm capacidade de dar resposta. “Aqui o aftermarket desempenha um papel fundamental, sendo a solução de reparação uma excelente opção, não só pelos custos, mas também por questões ambientais”, explica Pedro Calçada que perspetiva que “no futuro, com os veículos elétricos, haverá cada vez mais eletrónica nos carros o que será bom para esta atividade de reparação”. Refira-se ainda que na Bosch Electronic Service é também efetuado o serviço de reparação nos equipamentos de diagnóstico KTS da Bosch.

SERVIÇOS BOSCH ELETRONIC SERVICE
A Bosch Electronic Service realiza nas suas instalações em Braga (como noutros pontos da Europa) a reparação de diversas categorias de produto, a saber:
– Aparelhos de comando de motor;
– Aparelhos de navegação;
– Aparelhos de comando ABS e ESP;
– Aparelhos de diagnóstico;
– Painel de instrumentos;
– Rádios para automóveis;
– Sistema para veículos comerciais;

Bosch Electronic Service
Braga
808 202 380
service.iberia@pt.bosch.com
www.bosch-repair-service.com

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 83 de agosto de 2022. Consulte aqui a edição.

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