Para testar com eficiência a potência eletrónica de veículos elétricos, a Bosch acaba de lançar um novo sistema da Bosch Engineering para componentes de alta voltagem.
Com o novo equipamento de laboratório de alta voltagem (HVLR), a Bosch oferece agora uma solução rápida, eficiente e, acima de tudo, segura para testar a eletrónica de potência de veículos elétricos no laboratório de desenvolvimento. O sistema integra uma fonte de alimentação de alta tensão e funções eletrónicas de segurança para o circuito do componente em teste numa compacta cabine de controlo portátil. “Muitos dos testes na eletrónica de potência de veículos elétricos podem, portanto, ser transferidos do banco de ensaios para o laboratório de alta tensão.
Isto liberta uma valiosa capacidade de ensaio para outras tarefas de teste e validação, reduzindo assim o tempo e os custos de desenvolvimento”, afirma Andreas Nachreiner, responsável pela área de negócios de gestão de produtos e-Mobilidade da Bosch Engineering.
Graças ao seu design modular, o sistema de teste pode ser adaptado de forma flexível aos requisitos individuais do cliente. Por exemplo, podem ser selecionados diferentes níveis de tensão de até 1200 volts, bem como diferentes interfaces de comunicação e uma carga fictícia opcionalmente integrável. A atualização subsequente, por exemplo, para voltagens de saída mais altas de até 1.500 volts, também é possível. O sistema é convenientemente operacionalizado através de um ecrã táctil. O monitor fornece também uma visão geral clara de todos os parâmetros operacionais, como mensagens de status, informações sobre as configurações do sistema e quaisquer avisos de erro.
Um dos principais focos do projeto deste equipamento de laboratório de alta voltagem é a segurança nas operações de teste do dia a dia. “No laboratório, tem de ser realizado um grande número de testes diretamente nos componentes ativos da eletrónica de potência. Quaisquer erros aqui são fatais. O nosso conceito de proteção abrange as potenciais causas de acidentes e reduz os riscos ao trabalhar no circuito de alta tensão”, explica Heinz-Georg Schmitz, Diretor de Engenharia de Soluções Mecatrónicas da Bosch Engineering. Outra vantagem resultante é a proteção do objeto de teste contra danos durante o teste. Isso é particularmente vantajoso para componentes de protótipo que estão disponíveis apenas em pequenas quantidades e onde os defeitos podem levar a atrasos no processo de desenvolvimento.
As funções de segurança são implementadas por uma unidade separada, a caixa de segurança de alta voltagem (HVSB), desenvolvida de acordo com a DIN EN ISO 13849 e que oferece, entre outras coisas, monitorização de isolamento, um circuito de interbloqueio, integração num conceito de laboratório de desligamento de emergência e uma interface de PLC com a qual o HVLR pode ser perfeitamente integrado na automação de teste do laboratório de alta tensão e operacionalizado remotamente. A caixa de segurança de alta tensão está incluída com o equipamento de laboratório de alta voltagem, mas está também disponível como um módulo separado, por exemplo, para adaptar as funções de segurança e a interface PLC às fontes de alimentação de alta tensão existentes.