A presença da Bosch na Automechanika é sempre um importante marco, já que a empresa alemã apresenta sempre muito do que vai ser o seu portefólio de novidades para os próximos tempos. Diagnóstico, serviço de pneus, equipamentos, entre outras novidades, poderá ficar a conhecê-las aqui.
Diagnóstico ECU
Além de todas as interfaces comuns, a última geração de testes de diagnóstico Bosch KTS-line também suporta interfaces de futuros veículos baseados em Ethernet. Além disso, a nova geração KTS está equipada com um “PassThru Interface” que permite o uso de portais web dos fabricantes de veículos para programar as unidades de controlo, de acordo com o Euro 5/6. Também o desempenho do computador dos testes de KTS melhorou consideravelmente, bem como o tamanho da memória aumentou e o funcionamento em paralelo de vários interfaces de veículos foi facilitado. Usando os novos módulos KTS 560 e KTS 590 de diagnóstico ECU, podem ser usadas para o diagnóstico até três interfaces CAN e de K-line em simultâneo. Os requisitos especiais dos portais dos fabricantes são, assim, parcialmente suportados.
O KTS 350 integrado, um teste “tudo em um”, com o seu monitor touch de 10 polegadas, possui também todas as possibilidades da nova geração KTS. O dispositivo prático para uso móvel na oficina vem com o Esitronic 2.0 já pré-instalado. Um processador significativamente mais poderoso do que o anterior, com quatro gigabytes de RAM e uma rápida memória SSD de 256 – gigabytes, combinado com o atual sistema operacional Windows 10, consegue assegurar o arranque e o funcionamento rápido dos programas.
A Unidade de Controlo de Diagnóstico DCU 100 sofreu também um upgrade de desempenho considerável. O robusto tablet de 10 polegadas para aplicações de oficina móvel foi também equipado com um processador mais poderoso. Em vez de um disco rígido convencional, possui agora 256-gigabytes de memória SSD e quatro gigabytes de memória de acesso aleatório.
O software da Bosh Esitronic 2.0 está constantemente a ser melhorado e expandido. Nos dispositivos de testes conectados à Internet, todas as atualizações serão efetuadas no “background” – ou seja, enquanto o dispositivo está em uso – a partir do primeiro trimestre de 2017. Além disso, através do Esitronic Web, encontra-se agora também disponível um portal de diagnóstico online para reparação e informações de manutenção. Sem ter que se instalar o software em qualquer dispositivo, este permite a recuperação, por exemplo, de informação em falta sobre a reparação. Outro novo recurso no Esitronic é o programa “EBR – Experience-Based Repair”. No caso de um erro conhecido detetado durante o diagnóstico, o Esitronic recomenda uma solução de reparação que já provou ser uma boa para esta situação.
Análise de emissões BEA 750
O dispositivo de teste de emissões BEA 750 substitui os dispositivos Bosch BEA 150/250/350 e completam a gama de dispositivos compatíveis com a norma-5. Especificamente concebido para análises de emissões de gases de escape, o BEA 750 pode ser usado de forma altamente económica. O novo BEA 750 está equipado com o módulo OBD KTS 515 e um aparelho de teste de quatro gases. Além disso, o já experimentado e testado opacímetro BEA 070 e o BEA 030 para velocidades de rotação e medição de temperatura estão também incluídos. A fim de evitar o ajuste de configurações durante o teste, o dispositivo vem já pré-configurado.
Carregadores de bateria BAT 645 e BAT 690
Através dos novos carregadores de bateria BAT 645 e 690, a Bosch oferece às oficinas automóveis dois dispositivos profissionais universalmente aplicáveis de saída de corrente contínua com 45 e 90 amperes. Ambos os carregadores podem ser usados para baterias de 12 volts e 24 volts e detetam automaticamente a voltagem nominal necessária. Como modo de operações adicionais, o BAT 645 e o BAT 690 têm como recurso tanto um backup como um modo de buffer. No modo de backup, o carregador garante fornecimento de energia do veículo no caso da bateria de arranque ter sido removida. O modo de buffer, por outro lado, tem uma importância crescente na vida diária das oficinas. Neste caso, o carregador da bateria suporta a fonte de alimentação de bordo, por exemplo, no caso das alterações da unidade de comando.
Teste de equipamentos Diesel
No contexto da homologação do teste de produtos diesel VDO, a Bosch oferece também, a partir de 2017, uma opção de teste para bombas VDO CR para os bancos de testes EPS 815 e EPS 708. Está ainda a ser desenvolvida uma opção de testes para injetores VDO CR.
Medição de piso do pneu
O novo sistema TTM (Tire Tread Measurement) da Bosch inicia automaticamente a medição quando o pneu começa a rolar sobre o dispositivo de medição a uma velocidade máxima de 8 km/h. Apenas alguns segundos depois, a profundidade precisa do piso dos quatro pneus é exibida. O sistema trabalha com procedimentos de medição com códigos de cores e câmaras HD. Como é normal com sistemas de laser, o método de medição não necessita de quaisquer partes móveis. Isto torna-o altamente resistente a influências externas, tais como poeira, vibrações, humidade e mudanças de temperatura. Existem três diferentes opções para exibir os valores medidos. Uma delas passa por usar um monitor de televisão inteligente ao lado da estação de teste, onde até o cliente pode ver os valores medidos. Estes também podem ser exibidos num computador da oficina ou num tablet para medições móveis. O sistema TTM está disponível como versão “on-floor” com uma altura de montagem de apenas 80 milímetros ou com a versão “underfloor”.
LTB 300
Através da nova forma de teste de veículos LTB 300, a Bosch oferece um compartimento de oficina integrada para este teste com diferentes fins. Em combinação com o teste de faróis HTD 815, o teste nivelado de veículos LTB 300 pode ser usado para testes precisos de faróis, de acordo com a orientação de testes de inspeção geral. Além disso, o LTB 300 está equipado com placas giratórias para o eixo dianteiro. Usando o sistema de alinhamento FWA 4630/50 3D, as oficinas podem usar este compartimento de trabalho para realizar os alinhamentos das roda e para determinar o eixo do motor geométrico. No entanto, estas tarefas são pré-requisitos para o reajuste dos sistemas de assistência ao condutor, como o controlo à distância ou o reconhecimento de sinais de trânsito através da ferramenta de ajuste DAS 1000.
Serviço de pneus
Graças ao seu design compacto, o novo calibrador de rodas eletrónico WBE 4120 D é particularmente adequado para as oficinas com espaço limitado. O dispositivo permite calibrar pneus de todos os tipos de veículos – que vão desde os motociclos aos pneus para veículos comerciais ligeiros. O braço interno de medição eletrónica “Alueasy” e o pacote de software – incluindo todas as estatísticas e rotinas de calibração dinâmicas – facilitam o trabalho com a máquina.
Outra das novidades para a gama da Bosch é a nova máquina de mudança de pneus TCE 4400-22, com um conceito inovador de G-Frame para uma maior estabilidade. O dispositivo é equipado com duas plataformas giratórias que permite o aperto da borda externa de 22 polegadas, posicionamento pneumático e bloqueio de cabeça, um disjuntor fácil de operar e o posto de assistência TCE 330. Este sistema permite uma montagem segura e simples de todos os tamanhos standards e UHP de pneus.
Suporte técnico e serviços
Em outubro de 2016, a Bosch vai lançar a nova Trouble Ticket System (TTS), oferecendo às oficinas uma plataforma para partilha de questões sobre casos problemáticos de reparação de forma ainda mais fácil, intuitiva e rápida. Ao mesmo tempo, inclui uma função de pesquisa alargada das questões existentes e da base de dados de conhecimento. A colocação e edição destas questões também pode ser feita através de tablets ou de smartphones, aumentando a flexibilidade do mecânico na oficina. Por último, o aplicativo How2Fix para Android e iOS vai também sofrer uma atualização com um novo design e uma melhoria da função de pesquisa no banco de dados de conhecimento.