A Bosch disponibiliza uma gama completa de transmissões para veículos pesados.
O portfólio de transmissões da Bosch para veículos pesados abrange motores a diesel, elétricos a bateria e células de combustível, bem como motor a hidrogénio.
À medida que avança em direção ao objetivo do transporte de carga neutro para o clima, a empresa de tecnologia está a expandir constantemente o seu portfólio de transmissões . Além das motorizações a diesel, que continuarão a desempenhar um papel vital em veículos comerciais por algum tempo, a Bosch disponibiliza também motorizações elétricas a bateria e a células de combustível. A empresa incorporou agora uma outra opção, o motor a hidrogénio, para preencher a lacuna no que a motores de força alternativos diz respeito, principalmente para veículos pesados de construção e máquinas agrícolas.
“A ação climática está a mover o transporte de carga nas mais diversas direções. Esperamos que as transmissões alternativas impulsionem um grande crescimento nos nossos negócios ao longo da década”, indica Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do setor de negócios de Soluções de Mobilidade, durante a IAA Transportation deste ano em Hannover. Num mundo cheio de incertezas, as vendas no setor de negócios de Soluções de Mobilidade da Bosch cresceram 6% até agora este ano. Além das transmissões, os outros pilares do negócio de veículos comerciais da Bosch são os sistemas de assistência ao condutor e conectividade.
A Bosch está focada também no software, por forma a promovero desenvolvimento da condução autónoma. “A condução autónoma está a chegar. E, em nenhum lugar, a condução autónoma faz mais sentido económico do que em veículos comerciais”, refere Heyn. A Bosch pretende implementar a operação sem motorista em rodovias até o final da década. Em 2025, um computador veicular que permite o processamento de dados de sensores em tempo real entrará em produção em larga escala num fabricante europeu de camiões. A tecnologia Bosch tornará a arquitetura eletrónica em futuros veículos comerciais significativamente mais poderosa, fornecendo assim a base para o camião definido por software.
Além disso, a Bosch uniu forças com o fornecedor de cloud Amazon Web Services para operar uma plataforma de software que agrupa não apenas os seus próprios serviços de logística, mas também serviços de terceiros. A integração dessas soluções aumenta a eficiência. Em vez de usar a multiplicidade de soluções independentes atualmente disponibilizadas, as empresas de logística e transitários em todo o mundo passam a ter acesso rápido e fácil a serviços digitais de uma única fonte. “Vamos lançar a nossa plataforma de logística na Índia nas próximas semanas e depois na Europa e nos EUA no início do próximo ano”, afirma Heyn. Um exemplo dos serviços da Bosch para o setor de transporte e logística é a monitorização logística.