A função de motorista de camião vai mudar muito nos próximos anos. A Bosch explica como e porquê no IAA, atravé sdo seu concept Vision X.
Num futuro não muito distante vamos assistir a mudanças importantes ao nível das necessidades de trabalho. “No futuro os camionistas vão deixar de ser apenas condutores e vão passar a ter um papel importante como gestores de logística,” diz Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch. Automatizado, conectado e elétrico: o vídeo mostra como a Bosch está a levar os veículos comerciais para o ano 2026.
MULTITASKING AO VOLANTE
A Bosch apresenta, pela primeira vez, no 66º IAA, o seu estudo “VisionX”. A empresa vai divulgar o estudo para demonstrar o que os veículos comerciais serão capazes de fazer em apenas alguns anos. Totalmente conectado e, em alguns casos, oferecendo condução autónoma, serão movidos a diesel altamente eficiente ou mesmo a eletricidade, como a situação exigir. “O camião do futuro será um dispositivo inteligente de 40 toneladas sobre rodas”, diz Heyn. Conectividade inteligente e automação irão permitir andar nas autoestradas sem a intervenção do condutor. Isto vai dar aos condutores tempo para executarem outras tarefas como o planeamento de rotas, processamento de documentos de envio, ou simplesmente fazer uma pausa.
Aumentar a eficiência ainda mais continuará a ser um grande foco no futuro. É por isso que o estudo Bosch “VisionX” leva o motor a diesel – que é particularmente económico no mundo dos transportes pesados de mercadorias – e o combina com motores elétricos para sistemas auxiliares, como a bomba hidráulica. Os camiões do futuro irão beneficiar não só desta tecnologia híbrida, mas também das vantagens de convoying, que incluem a melhoria da segurança graças à travagem coordenada, aceleração e direção, bem como uma vantagem económica significativa. “Num convoy, você pode combinar os ganhos de segurança de condução automatizada com o aumento de eficiência que é tão crucial para o setor de veículos comerciais”, diz Heyn. “A corrente de condução permite economia de combustível de até 10 por cento. Isso é um argumento forte na indústria de veículos comerciais.”
INOVAÇÃO NOS DETALHES
Embora o consumo de combustível de um camião desempenhe um papel fundamental no custo total, outros fatores também desempenham um papel importante, como as perdas sofridas quando os camiões ficam inativos. O Bosch “VisionX” demonstra o espaço que existe para otimizar esta situação no futuro. Por exemplo, a manutenção que é previsível pode monitorizar a condição técnica de um camião em tempo real e informar de cargas de qualquer trabalho de manutenção ou reparos que devem ser realizados. Esta é a melhor maneira de planear pausas na programação de um camião, mantendo, assim, o tempo de inatividade no mínimo e aumentando ainda mais a eficiência dos transportes.
Um elevado número de fabricantes mostra no IAA como será conduzir o camião do futuro. Mas a Bosch, com o seu estudo “VisionX”, diz estar um passo à frente. Os visitantes do stand da Bosch (Pavilhão 17, Stand B 12) podem sentar-se ao volante e assistir a um filme de animação altamente realista que lhes irá permite experimentar o futuro desta condução em primeira mão.
Mais informações em www.bosch-mobility-solutions.com/en/