Na autoestrada A9 perto de Allershausen, na Alemanha, Bosch, Vodafone e Huawei estão a testar a nova tecnologia de comunicação móvel LTE-V2X, que permite a troca direta e instantânea de informações entre veículos.
Os carros conectados com estes novos módulos de teste 5G podem, assim, transmitir informações sobre velocidade e posição a todos os restantes veículos dentro de um raio de 320 metros. Além disso, podem fazer isso sem passar por canais intermediários, o que significa que a comunicação ocorre instantaneamente.
Quando os automóveis comunicam diretamente e em tempo real, é possível detetar os comportamentos dos outros veículos rapidamente. Se houver, por exemplo, uma mudança de faixa repentina do veículo ao lado, o sistema percebe o que está a acontecer e a velocidade é ajustada, fazendo essa mudança de forma segura. Mesmo em situações de trânsito intenso, esta função torna a condução mais suave e menos stressante para o condutor, prevenindo acelerações e travagens bruscas. O trânsito torna-se assim mais fluido e eficiente. Juntamente com a rede móvel, proporcionará uma salvaguarda adicional no futuro para estradas totalmente conectadas.
Pela primeira vez, as empresas estão a demonstrar que os sistemas de condução assistida, beneficiam diretamente e instantaneamente da troca de informação entre veículos.
O objetivo de conectar por completo o tráfego envolverá “ensinar” os veículos a comunicar entre si e a trocar informação sobre partes do cruzamento que não são visíveis ao condutor, para lá de uma lomba, sobre o carro ao lado ou sobre o que está à nossa frente, enquanto viajamos na autoestrada.