A PPG acaba de publicar seu relatório de popularidade de cores de 2019, que mostra uma ligeira mudança na tendência do gosto dos condutores europeus para o seu novo veículo. Mesmo assim o branco continua a dominar em toda a Europa, o que já não acontece em mercados como Espanha e Itália, onde o cinza passou a dominar.
“Popularidade da tendência global de cores de 2019” é o relatório produzido pela PPG sobre o nível de popularidade das cores escolhidas para novos veículos em todo o mundo. Este ano, o relatório destaca como, globalmente, o branco sofreu uma queda de quatro pontos em relação ao ano passado, atingindo 35% dos carros colocados à venda em todo o mundo.
Em seguida, o preto ficou colocado, com 18%, o prateado, que aumentou sua percentagem para 15% (5 pontos a mais do que no relatório de 2018) e o cinza, que representou 10% dos carros de passageiros mais vendidos.
Na Europa, como dito anteriormente, o cinzento recuperou a primeira posição em detrimento do branco, cujo ‘reinado’ começou em 2015. Foi naquele ano que cinzento cedeu e que perdeu sua hegemonia depois de dominar o mercado desde o início do século 21 e que, por exemplo, apenas dez anos antes representava 40% do total de veículos fabricados.
Assim, em 2019, 31% dos veículos oferecidos para venda na Europa eram cinza ou prata, em comparação com 26% dos veículos brancos. Depois deles, veículos pretos (19%) e veículos azuis foram colocados, com 11%.
Em outros mercados mundiais, há também uma tendência de queda no domínio dos brancos (sua presença só cresce na América do Sul e apenas 1%), com quedas na América do Norte (-1%) e na região Ásia-Pacífico (-7%), diminui a popularidade, o que aumenta a queda de 6% na Europa.