Ver todas

Back

Brembo celebra 50 anos no desporto motorizado

30 Janeiro, 2025

A Brembo está a celebrar este ano uma jornada de 50 anos no automobilismo, marcados por inovações e conquistas no desporto motorizado a nível global.

Desde  sua primeira corrida na Fórmula 1 com a Ferrari até aos triunfos na MotoGP e nas 24 Horas de Le Mans, a marca tem provado ser uma das melhores. Para comemorar esta ocasião, a empresa organizou uma série de eventos ao longo do ano, cujos temas são selecionados com uma narrativa de amor e paixão, juntamente com a busca pela excelência nos desportos motorizados, de duas e quatro rodas.

Uma marco importante no calendário da empresa é lembrado pelo presidente executivo do Grupo Brembo, Matteo Tiraboschi, quando diz que a experiência acumulada em 50 anos é a razão pela qual toda equipa na Fórmula 1 e Moto GP usa travões Brembo.

A história da marca no automobilismo começou em 1975, com os primeiros discos de ferro fundido fornecidos à Ferrari na Fórmula 1. No ano seguinte, a empresa iniciou-se nas competições de motos, equipando a Suzuki-Gallina de 500cc, que mais tarde se tornou a MotoGP. Nos anos 80, foram introduzidas inovações como um pinça radial de quatro pistões e uma bomba radial.

A entrada em competições famosas como o Campeonato Mundial de Superbike em 1988, as 24 Horas de Le Mans e a IndyCar em 1989 corroborou o status da marca. Nos anos 90, a Brembo produziu a primeira pinça monobloco de alumínio.

No novo milénio, a empresa continuou a inovar, além de se tornar o fornecedor exclusivo para a Indy Car em 2011 e para todas as equipas de Moto GP em 2016. Em 2022, forneceu todos os dez carros que competiram na Fórmula 1, com nove equipas equipadas com travões Brembo e uma equipa a utilizar produtos da empresa britânica do grupo, a AP Racing. Entre 2018 e 2019, teve um foco exclusivo nos sistemas de travões das principais competições elétricas, que foram a Fórmula E e a Moto E. Em 2024, a empresa alcançou um recorde, conquistando mais de 700 títulos mundiais.

A Brembo tem estado com alguns campeões ao longo dos anos. Em 2016, Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Fórmula Um, o mais jovem de todos da história com travões Brembo. Em 2013, Marc Marquez venceu o primeiro Moto GP com a marca. Valentino Rossi celebrou nove títulos mundiais com travões Brembo, enquanto Michael Schumacher trouxe a glória de volta para a Ferrari em 2000, dependendo completamente dos sistemas da marca. A Brembo alcançou supremacia nos Campeonatos Mundiais de Superbikes, conquistando seis títulos consecutivos com Jonathan Rea, durante o Motocross, com nove títulos com Tony Cairoli, e com as vitórias consecutivas na categoria Hypercar nas 24 horas de Le Mans em 2023 e 2024.

Para além dos sucessos desportivos, a Brembo cresceu como um grupo global, adquirindo empresas como Marchesini, AP Racing, SBS Friction, J.Juan e, recentemente, a Öhlins, especialista em suspensões para veículos de duas e quatro rodas. Fundada em 1961 em Bérgamo, a Brembo mantém um coração italiano, impulsionado pelos valores da paixão, performance e inovação.

Para assinalar este aniversário, a marca apresenta um novo logótipo comemorativo dos seus 50 anos no desporto motorizado, reforçando a sua identidade e o compromisso contínuo com a excelência.

PALAVRAS-CHAVE