Ver todas

Back

Brembo desenvolve projeto de fábrica com baixo impacto ambiental

17 Dezembro, 2019

A Brembo, em colaboração com a Cannon Ergos, construiu uma fábrica que utiliza processamento de liga metálica semi-sólida para a indústria automóvel.

Este projeto foi realizado no Parque Científico e Tecnológico Kilometro Rosso e foi co-financiado pelo programa europeu LIFE.

Os resultados do programa de pesquisa, iniciado em julho de 2016, foram revelados no Kilometro Rosso. Esse programa envolveu a construção de uma nova fábrica para o fabrico em larga escala de componentes leves e de alta qualidade para carros e motos. Este é o projeto LIFE CRAL, co-financiado pelo programa europeu LIFE 2014-2020 (programa de ação ambiental e climática). Através do projeto CRAL, a Brembo e a Cannon Ergos pretenderam demonstrar a viabilidade de um processo de produção capaz de garantir uma série de resultados paralelos e interconectados, com dois objetivos: “técnico” e “ambiental”.

O projeto foi coordenado pela Brembo, em colaboração com a Cannon Ergos SpA, uma empresa do grupo Cannon especializada no design e produção de soluções industriais personalizadas. O Parque Tecnológico foi o local para a pesquisa e teste deste sistema inovador, que utiliza ligas metálicas semi-sólidas, com suas propriedades tecnológicas distintas.

O objetivo do CRAL era desenvolver um processo de escala de pré-produção para componentes automotivos de alto desempenho, usando alumínio reciclado ou o chamado eco-magnésio (Eco-Mg). O processo é certificado como tendo:
• redução de 50% nas emissões de CO2 na etapa de processamento do alumínio primário;
• eliminou o uso de SF6 (hexafluoreto de enxofre), um gás altamente poluente (um quilograma de SF6 é o equivalente a 22 toneladas de CO2) usado na produção de magnésio.

O CRAL faz parte da estrutura reguladora do CEACH CE7177 / 2006 (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos), cujo objetivo é proteger a saúde humana e o meio ambiente dos efeitos de compostos químicos, exigindo, entre outras coisas. o estabelecimento de uma agência europeia de controlo de emissões químicas.

Simultaneamente, o regulamento promove o desenvolvimento de projetos e linhas de produção destinados a reduzir as emissões de gases poluentes, em consonância com os objetivos europeus LIFE 2014-2020 e Horizonte 2020.

O objetivo técnico foi alcançado através da produção de componentes automotivos capazes de garantir desempenho e comportamento ideais, bons ou melhores que os componentes padrão convencionais, usando ligas de alumínio recicladas de baixa pureza (com alto teor de Fe) ou o novo Eco- Liga de Mg. Essa premissa foi confirmada por testes específicos realizados em demonstradores, que responderam extremamente bem a repetidos ciclos de validação.

O objetivo ambiental – o principal objetivo deste novo processo de produção – é atingido pela escolha de ligas cujo uso reduz o impacto ambiental e ajuda a atingir as metas estabelecidas pela União Europeia em termos de proteção da camada de ozônio e eliminação da pegada hídrica. produção de alumínio primário, além de reduzir as emissões de CO2, como já observado.

Roberto Vavassori, Diretor de Relações Públicas e Relações Institucionais Brembo. “A fábrica da CRAL permitirá que toda a cadeia de produção seja redesenhada, a fim de usar essa tecnologia inovadora para produzir, como componentes padrão de alto desempenho, usando materiais com baixo impacto ambiental”.

Para mais informações visite www.cralproject.eu

PALAVRAS-CHAVE