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Brembo desenvolve travões com menos emissões

17 Julho, 2025

Chegou ao fim o projeto europeu RE-BREATH, financiado pelo programa LIFE da Comissão Europeia, dedicado à redução das emissões de partículas provocadas pelo desgaste dos travões no sector dos transportes. A Brembo liderou o desenvolvimento do novo sistema de travagem testado no projeto.

A iniciativa decorreu ao longo de três anos e contou com a colaboração de parceiros de referência europeus nas áreas da investigação, indústria e administração pública. O principal objetivo do projeto foi aprofundar o conhecimento sobre as emissões não relacionadas com o escape, nomeadamente micropartículas libertadas pelos sistemas de travagem em veículos de transporte público, avaliar os seus impactos na saúde e no ambiente e, em última instância, conceber um sistema de travagem mais sustentável.

A par disso, foram também implementadas medidas de mitigação ambiental em zonas de paragem de autocarros. Ao longo de 16 meses, realizaram-se testes em condições reais nas cidades de Bergamo (Itália) e Bratislava (Eslováquia), ambas identificadas pela Agência Europeia do Ambiente como zonas com níveis elevados de concentração de partículas PM10. Os resultados confirmaram os objetivos traçados no início do projeto.

No centro da solução tecnológica está um novo sistema de travagem desenvolvido pela Brembo com discos fabricados em ferro fundido de baixo desgaste e pastilhas concebidas especificamente para funcionar em conjunto com estes discos.

O disco resulta da experiência da marca no setor automóvel privado e cumpre os requisitos da norma Euro 7. A nova pastilha, totalmente isenta de cobre, foi desenvolvida para veículos pesados e deverá chegar ao mercado até ao final de 2025. A combinação destes elementos permitiu manter uma elevada eficiência de travagem, reduzindo significativamente as emissões de partículas em comparação com os sistemas convencionais.

Em termos concretos, os testes demonstraram: Um aumento de 50% na durabilidade dos discos em comparação com sistemas OE e de 100% face a sistemas AM (aftermarket); Uma redução de 10% nas emissões de PM10, usando como referência o fator de emissão em ensaio de bancada e a metodologia da Agência Europeia do Ambiente; Uma diminuição entre 40% e 70% na concentração de PM10 nas paragens de autocarros onde foram instaladas barreiras vegetais.

Os dados do projeto foram partilhados com a Task Force 5 (grupo PMP da UNECE), contribuindo para o desenvolvimento de futuras normas de emissões. Os resultados mostraram que as soluções são escaláveis para contextos urbanos com elevada exigência, abrindo caminho à sua adoção em frotas de transporte público. Com o apoio das operadoras Arriva Itália e Arriva Eslováquia, o novo sistema já começou a ser implementado em frotas de veículos comerciais ligeiros em Bergamo, Roma e Eslovénia, antecipando os requisitos da futura norma Euro 7, que entrará em vigor em 2026.

O projeto contou ainda com a participação ativa do Município de Bergamo, responsável pela comunicação e pelas intervenções de mitigação ambiental a nível local. O Conselho Nacional de Investigação italiano contribuiu com medições da qualidade do ar, através dos institutos CNR-IIA (Poluição Atmosférica) e CNR-ISMN (Materiais Nanoestruturados), e com o desenvolvimento de um modelo de dispersão de poluentes.

Para os parceiros do RE-BREATH, o trabalho conjunto entre empresas, instituições de investigação, autoridades públicas e comunidades locais é fundamental para impulsionar soluções de mobilidade com menor impacto ambiental.

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