Pela primeira vez, a Brembo é parceira oficial do World Endurance Championship (WEC), pelo que em Le Mans equipará 44 dos 62 carros que estarão na linha de partida.
A Brembo fará sua estreia como parceira oficial e fornecedor de tecnologia de travagem na histórica edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, a corrida de resistência mais prestigiada do mundo.
Tecnologias avançadas de travagem significam que a Brembo foi capaz de adaptar seus sistemas de travagem para atender aos requisitos de cada equipa, pilotos e veículo.
“Estamos muito satisfeitos em ser o fornecedor de tecnologia de travagem para as 24 Horas de Le Mans no seu ano centenário. A Brembo está associada ao automobilismo há quase 50 anos e esta competição icónica sempre foi o evento automobilístico mais seguido do mundo”, diz Daniele Schillaci, CEO da Brembo. “Hipercarros, protótipos e veículos GT. Vamos equipar a maioria dos carros da competição, que é um laboratório para nós. A corrida permite-nos testar e aperfeiçoar novos designs e soluções que podem ser introduzidos nos veículos de estrada”.
Este será o 35º ano consecutivo da Brembo como fornecedora de sistemas de travagem avançados para a competição. Mais uma vez este ano, os técnicos da Brembo concentraram-se em encontrar a solução mais eficaz, uma combinação de leveza e rigidez para garantir a máxima confiabilidade. Isso foi alcançado
projetando componentes de fricção que, se usados de maneira otimizada, durarão toda a duração do competição sem precisar ser substituído. A taxa incrivelmente baixa de desgaste também significa que o desempenho de travagem é mantido durante toda a corrida. Numa uma prova de resistência, em que um veículo encontra condições extremamente variáveis e os pilotos se alternam, tendo um sistema de travagem que garante um desempenho constante e uma resposta previsível é uma enorme mais valia.
Por curiosidade, os componentes de fricção dos veículos Hypercar são feitos de carbono, um material leve que é bom em dissipar o calor. Os técnicos da Brembo otimizaram o tamanho e ventilação dos discos, que possuem espessura máxima de 38mm e diâmetro máximo de 380 mm e duram mais de 6.000 km. Os discos são perfurados com ventilação têm 432 furos e têm uma faixa de temperatura de trabalho entre 250°C e 850°C.
Dos 62 veículos que entrarão na corrida, 44 terão pelo menos um componente de travagem fornecido pela Brembo – como discos, pinças ou pastilhas.