Fernando Bustamante, diretor de serviços da Scania Ibérica, revela que a rede Scania está em constante adaptação e evolução. A grande aposta está agora na conetividade, diz o mesmo responsável.
Qual o número de viaturas assistida na rede oficial da marca? Qual foi a evolução deste indicador (em %) face a 2018 e face aos anos anteriores?
A grande maioria do parque é servido na rede Scania. Temos uma participação de mercado de 65% com contratos de manutenção ou reparação / manutenção, o que demonstra a confiança que os clientes têm na rede oficial. Cada vez mais, os clientes valorizam as peças de reposição e o trabalho especializado da marca, principalmente devido à confiança e tranquilidade que seus veículos deixam nas mãos de especialistas.
Como evolui o rácio de consumo de peças dentro da rede oficial face à venda de peças ao “exterior”?
Cada vez mais os clientes procuram soluções completas, buscando maximizar a eficiência de seus negócios e, portanto, minimizar o tempo de inatividade. Portanto, eles valorizam a qualidade de nossos serviços e das nossas peças. Para aumentar a lucratividade das suas operações, os clientes devem ter o seu veículo pelo maior tempo possível e, nesse ponto, a Scania é um bom parceiro. Nosso foco está na personalização de serviços e somente a Scania pode fazê-lo. Tentamos oferecer ao cliente o que eles precisam, analisando as suas operações, seus veículos e / ou motoristas. Dessa forma, podemos oferecer uma solução personalizada para aproveitar ao máximo os seus negócios. Os clientes exigem esse tipo de serviço.
Quais foram as principais novidades introduzidas na rede pós venda oficial da marca em 2019 (novas concessões, novos reparadores autorizados, novas oficinas oficiais, etc)?
O território ibérico é dividido em 17 regiões, com um concessionário em cada e um total de 67 pontos de serviço. Com esta rede, cobrimos mais de 85% do território, com uma maior concentração de pontos de serviço nas rotas de transporte.
No último ano, realizamos reformas em várias das nossas instalações, para melhorar o atendimento ao cliente, tanto na venda de veículos novos e usados, quanto na manutenção e reparação.
Essa rede de serviços é analisada periodicamente para adaptá-la, se necessário, às mudanças nas rotas de transporte, à criação de novos centros de logística etc., ou seja, para nos aproximarmos mais de nossos clientes. Um exemplo disso são as novas instalações inauguradas nos últimos anos, como o Porto no final de 2018, seja a abertura de novos centros ou a realocação dos existentes. Obviamente, a adaptação dos pontos de serviço de rede, em termos de manutenção e reparação de veículos movidos por novas tecnologias, é outro dos nossos focos.
Por último, mas não menos importante, é o estudo contínuo que realizamos para melhorar os aspectos ambientais, tentando fazer com que nossas instalações contribuam para a liderança da Scania na mudança para o transporte sustentável.
Desde 2019, trabalhamos duro na experiência do cliente, desenvolvendo um novo layout nas receções do concessionário, para que o cliente seja o centro e tudo gire em torno dele.
Quais serão os principais investimentos ou apostas para 2020, você será um pôster e venderá seu nome?
Este ano, ampliamos o portfólio de produtos de serviços contratados, ajustando-se às necessidades de cada setor, com notícias importantes para pequenos clientes em veículos novos e usados. Da mesma forma, estamos lançando serviços contratados para pneus e reboques (VRS).
Continuamos focados na conectividade e em como ajudar os clientes a serem mais lucrativos, aproveitando os dados e as possibilidades de aprimoramento, como consumo de combustível e disponibilidade da frota.